Acervo Educador Paulo Freire

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    Educação para a dignidade humana: a contribuição de Paulo Freire na atuação do Centro Sócio Educacional Sanitário Madonnina Del Grappa
    (Eccos: Revista Científica, 2007-06-01) Jair Militão da Silva
    Neste texto, apresentam-se e analisam-se algumas contribuições de Paulo Freire ao desenvolvimento de uma Educação para a dignidade humana. Relembra, ainda, alguns episódios da presença de Paulo Freire no Brasil e sua repercussão no ambiente acadêmico e social brasileiro. Avalia-se a influência das propostas educacionais de Paulo Freire na organização e no desenvolvimento dos trabalhos realizados em uma escola destinada ao atendimento de crianças e jovens excluídos do sistema regular de ensino, sediada no Ceará – Brasil.
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    Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África
    (Rev. Diálogo Educ., 2012-07-10) Antonio Fagundez
    O presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político-culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.
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    O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil
    (R. bras. Est. pedag., 2009-01-01) Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa Silva
    Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
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    “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral
    (Linhas Críticas, 2012-09-10) Carlos Alberto Lopes de Sousa
    Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras.
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    Educando com Paulo Freire
    (Linhas Críticas, 2012-12-21) Carlos Alberto Lopes de Sousa; Erlando da Silva Rêses
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    POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INSPIRADAS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: pesquisando diferentes contextos
    (Currículo sem Fronteiras, 2014-09-01) Ana Maria Saul
    O texto apresenta a pesquisa que investiga a presença de Paulo Freire em espaços públicos de educação na realidade brasileira. A pesquisa, de caráter cumulativo, vem sendo realizada desde 2010, com apoio do CNPq, por pesquisadores de 14 Instituições de Ensino Superior, sediadas em 10 estados brasileiros. A referência básica dessa investigação está apoiada na defesa e justificativa de que é possível fazer educação popular na escola pública (Freire, 1993). Dentre a bibliografia pesquisada estão as produções que registram a práxis de Freire, à frente da pasta da educação na cidade de São Paulo. A metodologia da pesquisa busca apreender a práxis por meio da análise de produções bibliográficas, documentos e especialmente de dados empíricos coletados em estudos de caso. O artigo sintetiza os resultados de 19 estudos de caso realizados no decorrer dessa pesquisa, demonstrando como a práxis de Paulo Freire tem sido materializada e reinventada na contemporaneidade.
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    UMA LEITURA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE: A TRANSVERSALIDADE DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO
    (Revista Cocar, 2012-01-01) Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa da Silva
    Esse texto objetiva discutir a relação entre educação, currículo e ensino, como campos emoldurados e perpassados pela ética, assim como é compreendida na matriz de pensamento de Paulo Freire. Defende-se o entendimento de que educação, currículo e ensino estão em um mesmo campo de forças, não podem ser dissociados e são balizados pelos preceitos da ética universal do ser humano, assim como compreendida no contexto da educação crítico-libertadora. Assumindo-se que ensino-aprendizagem, currículo e educação mantém uma relação de pertinência representada, no texto, por elipses concêntricas, depreende-se que os valores éticos, subsumidos pela educação libertadora, atravessam, de modo transversal,esses campos.
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    A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA- ANÚNCIO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES
    (Revista e-Curriculum, 2014-10-01) Ana Maria Saul; Antonio Gouvêa da Silva
    O texto destaca, da matriz de pensamento de Paulo Freire, o par dialético denúncia-anúncio, como um crivo de análise de construções e práticas curriculares. Para tanto, são visitadas obras de Freire, no sentido de trazer para o trabalho referências do autor que fazem a crítica a concepções e práticas curriculares desumanizadoras, bem como argumentos ético e epistemológicos que anunciam princípios para decisões e práticas curriculares que se situam no quadro de uma educação crítica. O texto apresenta, inicialmente, evidências que atestam a atualidade do pensamento de Paulo Freire , com a intenção de demonstrar a vigência e vitalidade do legado freireano ao redor do mundo. Segue denunciando a vigência de decisões e práticas curriculares que concretizam o que Paulo Freire denominou ‘educação bancária’ e anuncia proposições éticas e epistemológicas, na direção de uma pedagogia emancipatória. Ao final, apresenta-se uma síntese da pesquisa: Paulo Freire, legado e reinvenção- análise de sistemas públicos de ensino, a partir de 1990, desenvolvida pelo grupo certificado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq que se intitula: O pensamento de Paulo Freire na realidade brasileira , na perspectiva de demonstrar como o pensamento do autor vem sendo reinventado na contemporaneidade.
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    Por uma pedagogia das grandes urgências planetárias
    (Revista Educação, 2011-05-01) Balduino Antonio Andreola
    Paulo Freire escreveu em sua “Terceira carta pedagógica”: “Se a educação sozinha, não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (FREIRE, 2000, p. 67). Nessa perspectiva, a educação não pode restringir-se aos problemas de sala de aula. Na sua necessária dimensão ético-política precisa contribuir para a solução de problemas hoje tão graves, que dizem respeito à própria sobrevivência da humanidade e do planeta como um todo. Trata-se, pois, de pensarmos a educação em termos de urgência máxima, ou de “situações-limite” planetárias. O objetivo principal deste artigo¹ é o de buscar, tanto nas obras de diferentes autores, quanto em projetos inovadores, elementos para aquela que denomino pedagogia das grandes urgências. A pergunta que levanto, para mim e para os que me lerem, é esta: qual a contribuição que cabe darmos, como educadoras e educadores, para a construção de um mundo mais humano e solidário, numa época que muitos estudiosos consideram caracterizada por diferentes e cruéis formas de barbárie?
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    Dimensões psicológicas e epistemológicas da obra de Freire
    (Revista UnilaSalle, 2013-04-30) Balduino Antonio Andreola; Ronaldo Silva Lopes
    Antes de falar da obra de Freire, cabe lembrar que tanto a pedagogia, quanto a filosofia e a teologia da libertação, nascem no bojo de um processo histórico de libertação dos povos latino-americanos, cruelmente reprimido pelas ditaduras. A opressão se apresenta, em Freire, sob dimensões psicológicas, antropológicas, ontológicas, econômico-políticas e pedagógicas. No artigo analisam-se as psicológicas, que apresentam estas manifestações: introjeção da figura do opressor, dualidade existencial contraditória (rejeição/identificação), auto-depreciação, inferioridade, submissão, medo da liberdade. Além destes aspectos psicológicos, Freire oferece, para uma psicologia políticosocial, fundamentos epistemológicos, ao propor uma teoria do conhecimento baseada no diálogo com populações subalternas.