Acervo Educador Paulo Freire
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Item PAULO FREIRE ONTEM, HOJE E “MAIS QUE NUNCA”: UMA CONVERSA COM WALTER KOHAN(Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 2021-09-30) Tiago Ribeiro; Carmen Sanches Sampaio; Walter KohanNo ano de 2021 comemoramos o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e um dos autores mais lidos e traduzidos em todo o mundo. Ao comemorar cem anos desse autor tão fundamental à área da Educação, reforçamos a crença e a aposta em uma educação libertadora, emancipadora, compromissada com o exercício da cidadania e do diálogo como modos de conhecer e se relacionar com os outros e com o mundo. Compreendemos a educação, em Freire, como resposta a forças liberais e conservadoras que pretendem fazer da escola mero espaço de reprodução de conteúdos e docilização de corpos e existências. Educação como “prática de liberdade”, tecida e vivida coletivamente, de modo a afirmar as potências de todos e de qualquer um. Em tempos de políticas de morte, de ódio, de violência e segregação, como a que vivemos no Brasil sob o bolsonarismo e sua fome irreparável em intensificar desigualdades e segregar ainda mais as classes menos favorecidas, reafirmar a atualidade e a importância de Paulo Freire é afirmar a educação como experiência de construção de mundos novos. Nesse sentido, conversamos com o filósofo e educador Walter Kohan, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e autor de diversos livros e artigos, entre eles, a obra “Paulo Freire mais que nunca”. Kohan nos fala da atualidade política e pedagógica de Paulo Freire em tempos tão difíceis e nos convida a perceber sua relação com a infância, com uma força criativa e afirmativa, tão necessária para a invenção de mundos im-possíveis.Item Um sonho do passado e uma utopia do futuro: Os percursos históricos da Educação Popular Brasileira(Cadernos RCC, 2022-05-10) César Ferreira Silva; Nima Imaculada SpigolonA Educação Popular no Brasil é marcada por vários momentos que estão imbricados no tempo e na história de nosso país, momentos esses que remontam tempos anteriores à década de 1960. Neste bojo de desejos, sentimentos e mudanças sociais, começam a serem articulados os Movimentos de Cultura Popular brasileiros, a Educação Popular nasce como um movimento que não estava inserido no contexto escolar da época, mas sim, era gestado no seio de organizações populares. O desfecho dessa investigação é remontar os percursos históricos da história da Educação Popular no Brasil, narrando proposições antecedentes e também posteriores à sua criação e disseminação pelos movimentos populares brasileiros, passando por momentos dolorosos no Brasil como o Golpe da Ditadura Militar de 1964, o AI-5, a feitura da Pedagogia do Oprimido e da Teoria da Ação Revolucionária e Teoria da Relação Opressora, alguns percursos de Paulo Freire e família no exílio e sua volta ao Brasil, a filiação de Freire ao Partido dos Trabalhadores (PT), assim como em sua nomeação como Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo/SP, a conquista de vários direitos sociais ao povo brasileiro na gestão do PT e a criação e desenvolvimento do último documento de relevância Nacional sobre Educação Popular e Políticas Públicas no Brasil, que foi o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas no ainda governo da Presidenta Dilma Rousseff, antes do golpe sofrido no ano de 2016.Item Reading the World and Reading the Word: An Interview with Paulo Freire(Language Arts, 1985-01-01) Walt Whitman.Item O LOCAL E O UNIVERSAL COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO EM PAULO FREIRE(Revista Temas em Educação, 2018-06-20) Ettore GelpiO texto marca uma análise realizada na literatura publicada concernente a Paulo Freire, com ênfase nos sujeitos ativos de sua reflexão, que são os trabalhadores. Mostra que, tanto no Brasil quanto na América Latina, há um aumento do trabalho precário e do trabalho feminino, com uma frequente desvalorização das qualificações e dos salários. Mostra o interesse crescente em reatualizar o pensamento de Paulo Freire e salienta o enfraquecimento de estudos sobre ele e sobre a ênfase da dimensão política forte, que é a marca maior de suas reflexões ao defender a ação educativa. O trabalho permite refletir que o interesse de Paulo Freire pelo enraizamento da ação educativa nas comunidades e por uma relação direta com a população não era de tudo separado de seu interesse pelo universal. Enfatiza que é muito difícil, ou, até, verdadeiramente impossível compreender a interpretação de seu respeito pelo local ou o regional como uma rejeição ao universal.Item PEDAGOGIA CRÍTICA, PAULO FREIRE E A CORAGEM PARA SER POLÍTICO(Revista e-Curriculum, 2016-04-12) Henry A. GirouxAt a time when memory is being erased and the political relevance of education is dismissed in the embrace of the language of measurement and quantification, it is all the more important to remember the legacy and work of Paulo Freire. Since the 1980s, there have been few if any intellectuals on the North American educational scene who have matched Freire’s theoretical rigor, civic courage, and sense of moral responsibility. And his example is more important now than ever before: with institutions of public and higher education increasingly under siege by a host of neoliberal and conservative forces, it is imperative for educators to acknowledge Freire’s understanding of the empowering and democratic potential of education. The language of critique and educated hope was his legacy, one that is increasingly absent from many liberal and conservative discourses about current educational problems and appropriate avenues of reform. Paulo spent his life guided by the beliefs that the radical elements of democracy were worth struggling for, that critical education was a basic element of progressive social change, and that how we think about politics was inseparable from how we come to understand the world, power, and the moral life we aspire to lead. Paulo strongly believed that democracy could not last without the formative culture that made it possible. At a time when institutions of public and higher education have become associated with market competition, conformity, disempowerment, and uncompromising modes of punishment, making known the significant contributions and legacy of Paulo Freire’s work is now more important than ever before.Item Evaluative Thinking in Practice: Implications for Evaluation from Paulo Freire’s Work in Guinea-Bissau(Journal of MultiDisciplinary Evaluation, 2018-02-05) Thomaz K. Chianca; Cladius Ceccon; Michael Q. PattonEvaluative thinking is rigorous analysis of evidence and reasoning to inform judgments of merit, worth, value, significance, and utility. Although formal concepts and definitions for evaluative thinking have only emerged recently, its practice has been around for many years. Indepth historical case studies of international evaluations using evaluative thinking principles are rare, especially the ones reported by those who were involved a half-century ago.Item ARTÍCULO - LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES(Educação em Revista, 2019-05-15) Guillermo Williamson; Carolina HidalgoHace 50 años Paulo Freire escribió “La Pedagogía del Oprimido”. Realiza, desde su posición histórica del momento, una lectura dialéctica de una contradicción fundamental de la sociedad y la educación: entre opresores y oprimidos, debiendo la educación posicionarse al lado de estos, contribuyendo a la concientización como superación entre denuncia de un mundo injusto y anuncio de un mundo nuevo. Aquí se re-lee dicho libro desde la investigación en sala de clases realizada por profesores co-investigadores junto a los estudiantes. Una investigación realizada en Chile sobre un proceso investigativo en escuelas, liceos y centros de educación de jóvenes y adultos, analiza opiniones en entrevistas, conversatorios y reuniones de docentes que aplican la metodología, debatiendo una cuestión central: a 50 años de la propuesta de Freire ¿la investigación en sala de clases, según profesores que la desarrollan, puede entenderse como una posibilidad de pedagogía liberadora de los oprimidos?Item O professor de Medicina do Século XXI: reflexões em Paulo Freire e Theodor Adorno(O Mundo da Saúde, 2013-01-01) Cinthya Cosme Gutierrez Duran; Renata Mahfuz Daud Gallotti; Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério; Jason Ferreira MafraA sociedade contemporânea necessita de médicos competentes, humanos e capazes de solucionar problemas nos mais variados contextos. Buscam-se novas abordagens pedagógicas que valorizem o ensino integrado, a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, a diversificação de cenários de ensino e a inserção precoce dos alunos em atividades práticas. Experiências reais necessitam ser construídas e vividas pelos estudantes para reflexão, compreensão e proposição de soluções. Neste trabalho discutimos o papel do professor de medicina como agente de transformação e formação, utilizando referenciais teóricos de Paulo Freire e de Theodor Adorno.Item Centenário de Paulo Freire e o direito à educação(REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, 2021-06-08) Francisca Rodrigues Pini; Michele Rodrigues; Geovana LoureiroO presente artigo tem como objetivo refletir acerca da concepção de educação emancipadora como práxis da liberdade, a fim de demarcar o sentido e a concepção de educação como projeto de sociedade, formulado pelo educador Paulo Freire, no contexto de seu centenário, em 2021. O direito à educação e as contribuições da teoria do conhecimento do educador expressam os elementos constitutivos do acesso à educação das classes subalternas e os diferentes projetos educacionais em disputa, que tensionam pela manutenção da opressão e domesticação dos sujeitos. Por fim, este artigo busca apontar os desafios do projeto da educação emancipadora no enfrentamento de ações como os ataques da ofensiva neoliberal e do conservadorismo, no que se refere ao direito à educação, bem como aos demais direitos básicos conquistados nas últimas décadas.Item PAULO FREIRE- A EDUCAÇÃO A CULTURA E A UNIVERSIDADE: MEMÓRIA DE UMA HISTÓRIA(Ideação. Revista do Centro de Educação, 2019-11-12) Carlos Rodrigues BrandãoEste artigo tem o objetivo de realizar um "exercício de memória" trazendo momentos em que, desde a universidade, Paulo Freire e seus companheiros de equipe procuraram inverter o sentido de "serviço" e de qualquer tipo de trabalho pedagógico "junto ao povo", assim busca recuperar algumas passagens antigas de textos pioneiros de Paulo Freire e sua primeira equipe. As experiências a partir desta passagem de Paulo Freire e sua primeira equipe pelo Serviço de Extensão da Universidade do Recife aparecem pela primeira vez por escrito no número 4 da Revista de Cultura da Universidade do Recife, edição de abril/junho de 1963. Considerando tempo e espaço deste movimento, é válido destacar que o importante na ação cultural era um trabalho de resgate, não de negação das tradições populares. Dessa forma, a ação de Paulo Freire e sua equipe deixa como legado a lição de que o papel do educador “erudito” e “comprometido” consiste em assessorar homens e mulheres das classes populares na tarefa de ajudar uma ação cultural através da educação e, ainda, incentivar e instrumentalizar de modo conscientizador o povo, para que este se reorganize em torno dos elementos originais de sua própria cultura.