Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Submissões Recentes

Item
Paulo Freire: An Adult LIteracy Process
(Dave Olive, 1973) Freire, Paulo; Kennedy, William; Stoney, George
A gravação apresenta discussões com Paulo Freire e abordam assuntos centrais para o pensamento do educador, como o processo de alfabetização de adultos.
Item
Paulo Freire: Education, Authority & Authoritarianismo
(Dave Olive, 1974) Freire, Paulo; Stoney, George; Kennedy, William
A gravação consiste em um diálogo no qual Paulo Freire discorre acerca de Educação, Autoridade e Autoritarismo.
Item
Paulo Freire: Conscientization & Praxis
(Dave Olive, 1973) Freire, Paulo; Kennedy, William; Stoney, George
A gravação consiste em um diálogo entre Paulo Freire e o reverendo William Kennedy, abordando o tema Conscientização e Práxis.
Item
Prêmio William Rainey Harper - Apresentação (1983)
(Dave Olive, 1983) Freire, Paulo; Olive, Dave; Stoney, George
O áudio em questão refere-se a falas de Paulo Freire para o Prêmio William Rainey Harper, concedido ao educador em Anaheim, Califórnia, no ano de 1983.
Item
A EDUCAÇÃO COMO CULTURA ESCRITOS DE MEMÓRIAS
(Horizontes Antropológicos, 2017-01-01) Carlos Rodrigues Brandão
A partir de “estórias” captadas do saber popular, o presente texto expõe os caminhos da cultura popular e sua transformação em Cultura Popular. Um processo que toma por base a educação popular e a militância dos anos de 1960, principalmente no interior do mundo rural brasileiro, para dizer também do trajeto de formação que leva um militante da cultura popular à atuação acadêmica na antropologia. Na história e memória do MEB, dos MCPs como movimentos sociais de transformação por meio da cultura popular e da educação popular, expõem se os caminhos vivenciados no entendimento da antropologia como questão política para depois vivenciá-la como razão científica. Trata-se de depoimento de uma pessoa que primeiro trabalhou como militante e educador junto a um Movimento de Cultura Popular (O Movimento de Educação de Base), e que apenas anos mais tarde tornou-se um antropólogo, que ainda hoje, acredita no papel da antropologia, da cultura e da educação como práticas de transformação social.