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Item Alguns imaginários para pensar a educação em tempos de crise e em termos de esperança(Revista Pedagógica, 2019-01-01) Silva, César; Brandão, CarlosUm tanto quanto sonhador foi nosso querido Paulo Freire, mas desses sonhos e aspirações se constitui a realidade para pensarmos e sonharmos com uma educação mais digna por todos e para todos. Paulo Freire, em vários de seus escritos, nos mostra a importância de pensar uma educação em termos de liberdade e de esperança, acreditando que através dela uma sociedade mais justa e digna possa emergir. Humberto Maturana, um sonhador e também estudioso da educação contribui e dialoga juntamente com Freire nessa produção do conhecimento cientifico, possibilitando acreditar em uma educação humanizada, emancipatória e sublime. Aproximações entre esses teóricos são possíveis, mesmo com distanciamentos existentes. Nesse sentido é justo deixar de lado o que os pode separar e, sim, trazer luz ao que de mais sublime os dois nos podem oferecer, que podemos encontrar no que deriva de pensar em uma educação pautada na dignidade do ser humano, despertando em povos o desenvolvimento de um pensamento crítico, ético e político. Reflexões e diálogos que caminham entre a América Latina e que refletem em estudos Europeus e que dialogicamente se entrecruzam em meio ao mesmo eixo temático da Filosofia da Educação e de Educação Humanista são abrilhantados a luz de reflexões sucintas e trazidas por diversos estudiosos e pensadores contemporâneos no presente estudo. Destarte acreditamos também que as possibilidades de reflexões em Freire e Maturana não se encerram por aqui, aliás, podemos afirmar que são somente o começo, para um prelúdio de desejos e aspirações que possam levar à promover o amor e a esperança para nossa educação. Se pararmos de desejar a educação como prática de liberdade e autonomia, paramos de desejar o amor a nós mesmos e se paramos de desejar o amor a nós mesmos não desejaremos o amor a sociedade então poderíamos voltar a barbárie, desta forma é preciso diariamente pensar todos imaginários possíveis em termos de liberdade e de esperança.Item Artigo de Jornal "Paulo Freire 'Revolução' agora e para transformar o Poder"(2017-02-23)Trata-se de um artigo sobre Paulo Freire emitido pelo jornal ???, com o título de "Revolução agora é para transformar o Poder".Item Artigo de Jornal "Universidade Federal concede 'Honoris Causa' a Paulo Freire"(Jornal O Liberal, 2017-02-21) O Liberal, JornalTrata-se de um artigo sobre Paulo Freire emitido pelo Jornal O Liberal com o título de "Universidade Federal concede 'Honoris Causa' a Paulo Freire" e subtítulos "Freire: Descaso com educação é escandaloso" e "Uma vida dedicada às classes populares"Item A construção da escola pública, popular e democrática, na gestão Paulo Freire, no município de São Paulo(XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012) Saul, Ana MariaPaulo Freire foi Secretário da Educação da cidade de São Paulo, na gestão da Prefeita Luiza Erundina de Sousa, do Partido dos Trabalhadores. Esse texto apresenta os pressupostos e características da política de educação da “gestão Paulo Freire”, comprometida com a construção da “escola pública popular e democrática”, com qualidade social. “Mudar a cara da escola”, como dizia Paulo Freire, de modo coloquial, em uma perspectiva democrática e participativa, implicou viabilizar o projeto político pedagógico de sua gestão por meio de duas linhas de ação: a reorientação curricular e a formação permanente dos educadores. Esse texto propõe-se a demonstrar os pressupostos e a prática dessa proposta ousada e radical de Paulo Freire, na educação pública da cidade de São Paulo. Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolve-se, no âmbito da Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico para pesquisar e reinventar o legado freireano, uma pesquisa que visa a investigar a influência e recriação do legado de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino a partir da década de 90. Os resultados dessa investigação têm demonstrado que a construção da escola pública popular e democrática é um paradigma inspirador de políticas de educação de várias redes de ensino comprometidas com a educação crítico-emancipadora.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação superior(Revista Lusófona de Educação, 2013) Santos, Eduardo; Tavares, ManuelCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São P aulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São P aulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a E ducação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável(Revista Pedagógica, 2009-07) Battestin, Cláudia; Ghiggi, GomercindoSão muitos os argumentos e possibilidades de entrelaçar a Ética com a Educação, tentativa esta que já repercutiu em diversas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, com acentuada centralidade da técnica e das novas demandas do mercado. A Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Dessa forma, argumentaremos a respeito da importância da abordagem da Ética universal e não reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos para destacar a importância da educação com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias. É o que pretendemos mostrar neste texto.Item Inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire(VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011-11-08) Turci, Paulo Cesar; Costa, Maria da Piedade Resende daO objetivo do presente estudo foi investigar se a inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire pode ser considerada como um conceito de uma real inclusão, uma referência, sobre o tema. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir da produção literária do referido autor, dissertações, teses e artigos científicos, a ele relacionado. Leis, decretos, entre outros que abordam as políticas públicas para a inclusão escolar. Os resultados evidenciaram que a inclusão ainda não se materializou como a promessa de uma escola para todos, deixando de exercer o seu potencial para o efetivo exercício da cidadania. As conclusões do estudo indicam que a inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire deve ser considerada como um conceito de uma real inclusão. Traz em sua práxis libertadora a gênese da inclusão, traduzindo-se em uma autêntica pedagogia da inclusão, expressando toda diversidade e a pluralidade étnica e cultural que compõem os seres humanos.Item A educação nas prisões(2008) Marcondes, Martha A. Santana; Marcondes, PedroItem Educación para el poder y el querer en la sociedad planetaria(2008) Manzano, VicenteSe han generado algunas teorías en torno a la igualdad, la libertad y otros tópicos de justicia. Hoy, la más importante teoría sobre justicia es llamada “igualdad de oportunidades”. Según esta perspectiva, la sociedad debe crear oportunidades para todos. En la práctica, observamos un gran número de páginas insoportables de la historia reciente que provienen de la igualdad de oportunidades. El principal concepto de la teoría de justicia debe ser el poder. Y la principal aspiración, la igualdad de poder. El poder es la combinación apropiada de oportunidades y capacidades. Para conseguir este objetivo debemos poner la principal carga en la educación. En este trabajo se presentan el concepto “igualdad de poder” y las contribuciones de Paulo Freire y Edgar Morin en la definición de la educación como instrumento para la igualdad de poder. Para finalizar, mostramos algunas técnicas en torno a estos tópicos: descubrir la opresión, analizar el discurso y usar el poder.Item Educação comunitária,o bairro escola e a relação orgânica com a comunidade(2008) Sampaio, José AméricoAs práticas da Educação Comunitária e Bairro-escola promovem um espaço para que possamos refletir sobre uma nova forma de relação que está se estruturando entre o primeiro, segundo, terceiro setores e um “novo” ator político: a sociedade civil. É uma relação ecológica, que proporciona conexões orgânicas entre os setores com objetivos educativos. A educação comunitária e o bairro escola funcionam como o elemento de ligação, como catalisador para uma sociedade mais saudável, justa, solidária, empoderada e aprimorando simultaneamente comunidade e a educação, com o objetivo de integrar escola e a comunidade, compondo uma vivência única de aprendizado - praças, museus, ateliês, lojas, livrarias, oficinas, estúdios, becos, cafés se transformado em salas de aulas informais sintonizadas com os currículos escolares.
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