Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 19
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Le processus d’alphabétisation politique
    (IDOC international, 1971-02-01) Freire, Paulo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Éducation et Conscientisation
    (Institut de Recherche et de Formation en vue du Développement harmonisé, 1965-09-01) Freire, Paolo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paulo Freire, Education and transformative Social Justice Learning
    (2004) Torres, Carlos Alberto
    Freire addresses a serious dilemma of democracy, the constitution of democratic citizenship. He suggested in the sixties a model of diversity and crossing borders in education which became a central tenet in the discussion of transformative social justice learning. As a social, political and pedagogical practice, transformative social justice learning will take place when people reach a deeper, richer, more textured understanding of themselves and of their world and when they are prepared to act uponthis new understanding. Based on the normative assumptions of critical theory that most social exchanges involve a relationship of domination, and that language transformative social justice learning attempts to recreate the various symbols, and taboos in education and society seeking to understand and transform social agency and structures.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conscientização e aprendizagem pela conversa: empoderamento e renovação democrática de comunidades locais
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Macedo, Eunice; Macedo, Amélia
    Esta comunicação explora a aprendizagem pela conversa (Baker, Jenson e Kolb, 2002) no enaraizamento da concetualização freiriana da conscientização (Freire, 1997, 1999). A concetualização freiriana de voz como expressão coletiva e emancipatória é também atualizada no cruzamento com a tradição epistemológica e metodológica feminista (Arnot, 2006) no sentido da construção duma democracia mais inclusiva, assente no reconhecimento e na emersão do sujeito (Macedo, 2011). A aprendizagem pela conversa foi usada na sensibilização de atores/as de intervenção social em diversos campos no âmbito do projeto Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: lideranças partilhadas. O trabalho avaliativo cruzou dados de observação de workshops com base em fichas de observação, com campos abertos, elaboradas pelas autoras, como equipa externa do Instituto Paulo Freire de Portugal que fez o acompanhamento e avaliação do projeto. A análise permitiu evidenciar relações entre a aprendizagem pela conversa e a conscientização como modalidades comunicativas emancipadoras sendo que a primeira tira mais partido da fragmentação e emersão do/a sujeito individual da modernidade tardia, contrapondo-o ao sujeito coletivo da modernidade que identificamos na conceitualização freiriana.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogia antropocêntrica versus ecopedagogia: a ruptura necessária para uma educação libertadora
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Carola, Carlos Renato
    Este estudo problematiza a prática da pedagogia antropocêntrica e propõe o paradigma da ecopedagogia como práxis libertadora. Apresenta uma reflexão sobre o sentido da crise socioambiental na sociedade contemporânea e aponta algumas coordenadas conceituais para enfrentar a “caixa de pandora” aberta pelo espírito capitalista moderno. No contexto do Renascimento Europeu, começa a se edificar uma nova visão de mundo a partir da teoria heliocêntrica; surgem os fundamentos capilares da ciência antropocêntrica moderna. No século XVIII, o movimento iluminista foi fundamental para enfrentar as forças da tirania e da opressão, mas a maioria de seus filósofos depositou suas utopias no desenvolvimento da ciência e tecnologia, no progresso econômico e civilizatório. A partir do século XIX, o capitalismo se tornou o sistema socioeconômico dominante, com poder de exploração e devastação ambiental em escala planetária. No ambiente cultural da sociedade capitalista, a condição humana se modelou sob os imperativos da pedagogia antropocêntrica e o dispositivo da servidão voluntária. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, e os mecanismos do antropocentrismo e da servidão, a sociedade moderna impôs uma “solução final” para os povos indígenas, para os ecossistemas naturais e os animais não humanos. A ecopedagogia como práxis libertadora pode se constituir numa pedagogia fundamental para a conscientização ecológica e formação de novos sujeitos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo
    (Serviço de Extensão Cultural, Universidade do Recife, [1963]) Freire, Paulo
    O objeto de estudo em questão é sobre a conscientização e alfabetização uma nova visão do processo na qual promove o entendimento que para uma pessoa o mundo é uma realidade objetiva, independente dela, que pode ser conhecida, na qual ela não apenas vive, mas com a qual luta. Portanto, o ser de relacionamentos que é, e não apenas de contatos. Porque está relacionado com esta realidade em que está inserido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Freire e Betto nessa escola chamada vida
    (1985-06-25) Pagliaro, Maria Teresa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    The growth of consciouness: Marx to Freire
    (1975) Jacobi, Arnold