Acervo Educador Paulo Freire
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Item 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: REFLEXÕES SOBRE (RE)EXISTÊNCIA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA(Revista Interinstitucional Artes de Educar, 2018-10-30) Valéria Oliveira de Vasconcelos; Carlos Rodrigues BrandãoNo presente artigo nos propomos a levantar reflexões sobre como a Pedagogia do Oprimido contribui para seguirmos pensando nossa existência. Problematizando sobre nossas vidas sociais organizamos o texto em oito partes: após notas iniciais e breve apresentação traçamos algumas ponderações sobre qual a “cara” de nosso povo e de nosso país; em seguida traçamos considerações sobre o contexto atual e a contemporaneidade das proposições de Freire; na quinta parte nos perguntamos sobre temores e elementos que vêm conformando, na luta e na resistência, nossa identidade; na sexta parte trazemos à tona algumas costuras entre a educação bancária e a falácia de um projeto de escola amordaçada. Tradição, família e propriedade são tematizadas na sétima parte para, finalmente, apontarmos anúncios possíveis.Item Fifty Years After Angicos(Revista Lusófona de Educação, 2013-12-18) Carlos Alberto TorresThe main thesis of this paper is that Freire’s original experience in Angicos anticipated a grand design for social transformation of educational systems. As such it brought together two key concepts that formulated the basis of his educational system: popular culture as an counter-hegemonic project and popular education, more particularly what was later called citizen schools or public popular education as keystone of his new educational system. I use the term Paulo Freire System to show that his original attempts were not only to challenge pedagogical the prevailing banking education system that was so pervasive in Brazil and Latin American at the time. In challenging the hegemony of banking education, its narrative, theoretical foundations, epistemology and methodology, Freire and his team sought to create a new system that could replace the old one. They saw banking education not only as obsolete in terms of modernization of systems but also oppressive in gnoseological, epistemological and political terms. In the conclusion of this paper I will discuss the twins obsessions of Freire, already present in the Angicos experience and that will stay with him throughout his life: the relationship between democracy, citizenship and education, and education as a postcolonial ethical act of social transformation. I would like to emphasize therefore that the Paulo Freire system, as conceived in the Angicos experience and its aftermath was a muchItem Notes sobre el seminari internacional La importància estratègica de la formació de les persones adultes organitzat per la UIMP a Castelló(Creativity and Educational Innovation Review, 2021-01-09) Agustí Pascual CaboAquest text és un exercici de memòria que recrea els moments viscuts en abril de 1995, com assistent al seminari internacional de la UIMP La importància estratègica de la Formació de Persones Adultes, en la jornada Castelló. Aquella participació va donar l´oportunitat, no sols d´escoltar la conferència de Freire, però de poder conversar amb Basil Bernstein al finalitzar la seua ponència, com un dels conferenciants convidats. El present text recupera per primera vegada l´entrevista de l´autor amb Berstein sobre el discurs pedagògic en relació amb l´educació de persones adultes.Item My last conversation with Paulo Freire(Revista Lusófona de Educação, 2017-06-02) Carlos Alberto Torres.Item PESQUISA PARTICIPANTE E A EDUCAÇÃO POPULAR: luta e resistência a partir de Paulo Freire e de educadoras populares(Revista Panorâmica On-Line, 2018-01-01) Fernanda dos Santos Paulo; Carlos Rodrigues BrandãoO texto busca refletir acerca das experiências de Pesquisas Participantes inspiradas na fundamentação da Educação Popular freiriana que se originam na perspectiva de uma epistemologia de resistência contra as práticas dominantes de educação. Esses espaços, na sua grande maioria, são os Movimentos Sociais Populares. E, a Educação Popular é a fundamentação da Pesquisa Participante, opção metodológica de investigação da realidade. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica com uso de documentos (fotos e jornais) que identificam, apresentam e expressam a presença de Paulo Freire, a partir da Pedagogia do Oprimido, nas experiências político-pedagógicas de lutas. Objetiva-se identificar as aproximações entre a Educação Popular freiriana e a Pesquisa Participante. O espaço de investigação é os Movimentos Sociais Populares. Muitas vezes, a Educação Popular é compreendida como educação não escolar, mas aqui a concebemos como educação libertadora, insurgente e de resistência. Geralmente, a Pesquisa Participante é posta em prática dentro dos Movimentos Sociais Populares como alternativa metodológica, mas demonstramos que ela pode e deve fazer parte da universidade. Constatamos que a opção pela Pesquisa Participante reafirma o compromisso social, político e pedagógico do (a) educador (a) com a comunidade, principalmente na construção de um saber partilhado, significativo, preeminente e transformador.Item A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ANTES DO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO(Revista Café Paulo Freire, 2022-07-01) Carlos Rodrigues BrandãoPedagogia do oprimido, principal obra de Paulo Freire, completou 50 anos em 2018, se considerarmos como marco a primavera de 1968, no entanto, o livro tal como conhecemos tem uma história anterior e que será contada neste artigo. O manuscrito que resistiu às perseguições da ditadura de Pinochet foi redescoberto em 2001 e doado ao Brasil doze anos depois (2013), ano em que foi publicado integralmente os originais da obra do educador. Cabe destacar a importância de tomarmos conhecimento dos desenhos de Paulo Freire que explicam a “Teoria da Ação Opressora” e a “Teoria da Ação RevolucionáriaItem Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade – Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão(Rev. Docência Ens. Sup., 2021-09-24) Carlos Rodrigues Brandão; Patrícia Nascimento Silva; Pauliane RomanoEntrevista realizada com o professor emérito da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, sobre as contribuições de Paulo Freire para se pensar a educação superior e o papel da universidade na atualidade. A homenagem a Paulo Freire, neste ano do seu centenário, constitui uma seção especial da Revista Docência do Ensino Superior. Esta entrevista foi realizada em junho de 2021, através de uma conferência virtual, seguindo um questionário semiestruturado com sete perguntas. Carlos Rodrigues Brandão descreve sua trajetória, sua relevante participação em movimentos sociais e destaca a contribuição de Paulo Freire para a educação superior. O professor também destaca avanços no ensino superior, o cenário vivenciado nos dias atuais e palavras de esperança para seguirmos na luta!Item Educação para a dignidade humana: a contribuição de Paulo Freire na atuação do Centro Sócio Educacional Sanitário Madonnina Del Grappa(Eccos: Revista Científica, 2007-06-01) Jair Militão da SilvaNeste texto, apresentam-se e analisam-se algumas contribuições de Paulo Freire ao desenvolvimento de uma Educação para a dignidade humana. Relembra, ainda, alguns episódios da presença de Paulo Freire no Brasil e sua repercussão no ambiente acadêmico e social brasileiro. Avalia-se a influência das propostas educacionais de Paulo Freire na organização e no desenvolvimento dos trabalhos realizados em uma escola destinada ao atendimento de crianças e jovens excluídos do sistema regular de ensino, sediada no Ceará – Brasil.Item Pressuposto filosófico de Paulo Freire e a possibilidade de sua aplicabilidade no ensino de filosofia das séries iniciais(UFSJ, 2022-04-01) Clécia Maria do Carmo SpinosaO presente artigo tem como objetivo analisar alguns dos pressupostos filosóficos de Paulo Freire, educador filósofo, e a possibilidade de aplicá-los ao ensino de filosofia para estudantes das séries iniciais. Partimos de seu conceito de dialogicidade como uma linguagem compartilhada, como respeito ao educando, e do pensar “por si próprio” e pelo pensamento do outro. Percebemos na criança a curiosidade natural, a constante disponibilidade para indagar, tal qual no filósofo. Encontramos em Freire o respeito ao educando como parte do próprio processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, como um produtor de saberes. Aproximamos de Mathew Lipman (1922 – 2010), pioneiro no trabalho de filosofia com crianças, como uma forma de mostrar que os conteúdos e as práticas adotados pela maioria dos professores no ensino fundamental e a filosofia já possuem uma história e que este conhecimento não está distante do universo infantil; sendo assim, tal conhecimento não necessita chegar tardiamente à vida do educando, como acontece na educação escolar atual.Item Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África(Rev. Diálogo Educ., 2012-07-10) Antonio FagundezO presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político-culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.