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Item Paulo Freire e a Academia(EccoS – Rev. Cient., 2012-05-17) Jason Ferreira Mafra; Viviane Rosa QuerubimEste estudo revela Paulo Freire como objeto e referencial teórico de pesquisas em campos cada vez mais diversos do conhecimento. A presença de Freire na academia brasileira dá-se numa relação ambígua. Ainda que se observe um crescimento, relativamente expressivo, do interesse pela obra de Paulo Freire, há uma baixa disposição dos docentes em trabalhar com o referencial freiriano em seus cursos de graduação e pós- graduação, no âmbito da formação. Os levantamentos de dados apontam também para a contradição entre a repercussão da obra freiriana na investigação strictu sensu e o pequeno impacto de tais pesquisas no processo de disseminação e apropriação do referencial freiriano entre os profissionais da educação, sobretudo no que se refere à prática daqueles que estão inseridos nas modalidades educacionais do Ensino Básico.Item O professor de Medicina do Século XXI: reflexões em Paulo Freire e Theodor Adorno(O Mundo da Saúde, 2013-01-01) Cinthya Cosme Gutierrez Duran; Renata Mahfuz Daud Gallotti; Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério; Jason Ferreira MafraA sociedade contemporânea necessita de médicos competentes, humanos e capazes de solucionar problemas nos mais variados contextos. Buscam-se novas abordagens pedagógicas que valorizem o ensino integrado, a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, a diversificação de cenários de ensino e a inserção precoce dos alunos em atividades práticas. Experiências reais necessitam ser construídas e vividas pelos estudantes para reflexão, compreensão e proposição de soluções. Neste trabalho discutimos o papel do professor de medicina como agente de transformação e formação, utilizando referenciais teóricos de Paulo Freire e de Theodor Adorno.Item Por uma pedagogia da infância oprimida: as crianças e a infância na obra de Paulo Freire(EccoS – Revista Científica, 2012-05-17) Elydio dos Santos Neto; Maria Leila Alves; Marta Regina Paulo da SilvaO presente estudo, de natureza teórica, constitui-se em uma etapa de uma pesquisa maior que tem por objetivo contribuir na construção de uma Pedagogia da Infância Oprimida. Analisa na obra de Paulo Freire quando, onde e como este autor explicitou sua compreensão de infância e criança. Realiza, neste sentido, um rastreamento em suas obras publicadas em português, iniciando pelo período que antecede seu exílio em outubro de 1964. Defende a obra de Freire como um referencial teórico importante para análise das condições de vida das crianças e, assim, para a constituição de uma pedagogia comprometida com a infância oprimida; pedagogia esta que possibilite abertura suficiente para ter com as crianças um olhar de respeito às suas singularidades, necessidades e direitos. Aproxima, então, o conceito de infância em Giorgio Agamben ao de inacabamento em Paulo Freire na perspectiva de constituição de uma Pedagogia pensada com as crianças. Conclui que já em sua primeira obra “Educação e atualidade brasileira”, de 1959, Paulo Freire sinaliza para uma compreensão da criança como protagonista de sua/nossa história.Item DEMOCRACIA Y EDUCACIÓN: JOHN DEWEY Y PAULO FREIRE(Cuestiones Pedagógicas, 2014-01-01) Carlos Alberto Torres; Walter FeinbergLos autores examinan las contribuciones de John Dewey y Paulo Freire a la filosofía de la educación y la pedagogía transformativa. Argumentan que ambos, John Dewey y Paulo Freire con su atención en epistemología, ética y filosofía política tienen mucho que ofrecer a una pedagogía transformadora y empoderadora en la era del neo-conservadurismo, competición agresiva y globalización deshumanizadora.Item Fifty Years After Angicos(Revista Lusófona de Educação, 2013-12-18) Carlos Alberto TorresThe main thesis of this paper is that Freire’s original experience in Angicos anticipated a grand design for social transformation of educational systems. As such it brought together two key concepts that formulated the basis of his educational system: popular culture as an counter-hegemonic project and popular education, more particularly what was later called citizen schools or public popular education as keystone of his new educational system. I use the term Paulo Freire System to show that his original attempts were not only to challenge pedagogical the prevailing banking education system that was so pervasive in Brazil and Latin American at the time. In challenging the hegemony of banking education, its narrative, theoretical foundations, epistemology and methodology, Freire and his team sought to create a new system that could replace the old one. They saw banking education not only as obsolete in terms of modernization of systems but also oppressive in gnoseological, epistemological and political terms. In the conclusion of this paper I will discuss the twins obsessions of Freire, already present in the Angicos experience and that will stay with him throughout his life: the relationship between democracy, citizenship and education, and education as a postcolonial ethical act of social transformation. I would like to emphasize therefore that the Paulo Freire system, as conceived in the Angicos experience and its aftermath was a much.Item Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África(Rev. Diálogo Educ., 2012-07-10) Antonio FagundezO presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político-culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.Item “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral(Linhas Críticas, 2012-09-10) Carlos Alberto Lopes de SousaEsse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras.Item Educando com Paulo Freire(Linhas Críticas, 2012-12-21) Carlos Alberto Lopes de Sousa; Erlando da Silva Rêses.Item POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INSPIRADAS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: pesquisando diferentes contextos(Currículo sem Fronteiras, 2014-09-01) Ana Maria SaulO texto apresenta a pesquisa que investiga a presença de Paulo Freire em espaços públicos de educação na realidade brasileira. A pesquisa, de caráter cumulativo, vem sendo realizada desde 2010, com apoio do CNPq, por pesquisadores de 14 Instituições de Ensino Superior, sediadas em 10 estados brasileiros. A referência básica dessa investigação está apoiada na defesa e justificativa de que é possível fazer educação popular na escola pública (Freire, 1993). Dentre a bibliografia pesquisada estão as produções que registram a práxis de Freire, à frente da pasta da educação na cidade de São Paulo. A metodologia da pesquisa busca apreender a práxis por meio da análise de produções bibliográficas, documentos e especialmente de dados empíricos coletados em estudos de caso. O artigo sintetiza os resultados de 19 estudos de caso realizados no decorrer dessa pesquisa, demonstrando como a práxis de Paulo Freire tem sido materializada e reinventada na contemporaneidade.Item UMA LEITURA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE: A TRANSVERSALIDADE DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO(Revista Cocar, 2012-01-01) Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa da SilvaEsse texto objetiva discutir a relação entre educação, currículo e ensino, como campos emoldurados e perpassados pela ética, assim como é compreendida na matriz de pensamento de Paulo Freire. Defende-se o entendimento de que educação, currículo e ensino estão em um mesmo campo de forças, não podem ser dissociados e são balizados pelos preceitos da ética universal do ser humano, assim como compreendida no contexto da educação crítico-libertadora. Assumindo-se que ensino-aprendizagem, currículo e educação mantém uma relação de pertinência representada, no texto, por elipses concêntricas, depreende-se que os valores éticos, subsumidos pela educação libertadora, atravessam, de modo transversal,esses campos.