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Item As 100 Horas de Angicos(Galeria Zoom de Fotografia, 2007) Galeria Zoom de FotografiaAngicos foi um marco no desenvolvimento de projetos na educação popular pois foi lá, que Paulo freire implantou seu método de alfabetização para adultos. Neste vídeo através de imagens e depoimentos, podemos conhecer melhor esse feito e repercussão 43 anos depois.Item 11º Prêmio nacional Assis Chateaubriand de Redação/ Prêmio Memória(Correio Braziliense, 2005-12-01) Ministério da CulturaItem 17ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo(Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2002-05) DesconhecidoItem 1º Congresso dos alfabetizandos da cidade de São Paulo: Documento Base(1990-12-16) Teixeira, Gilberto Lopes; Picolo, José Carlos; Moraes, Mara Rejane; Bassi, Marcos Edgar; Silva, Maria Heloísa Aguiar; Ferreira, Maria José ValeItem A 20, Seminário em Campinas([19--]) DesconhecidoItem 2ª Curso de treinamento de monitores: educação de adultos e educação de grupos(SECERN, 1963-06-15) Muniz, JomardO documento trata do relato de experiência dos coordenadores do movimento em Angicos.Item 2º Volume do Inquérito Policial número 1426/68(1968-10-07) Tribunal de Justiça MilitarItem 40 Horas na Memória: resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN(Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), 2013) Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoNo ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.O documentário tem como protagonistas os 19 ex-alunos dessa experiência. Hoje, todos eles são idosos com idade acima dos 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o curta é ambientado nas residências de cada um dos participantes, como forma de resgatar a memória por meio da oralidade. Outras informações neste endereço: http://assecom.ufersa.edu.br/40-horas-na-memoriaItem 40 olhares sobre os 40 anos da pedagogia do oprimido(2008) Gadotti, Moacir; Torres, Carlos Alberto; Romão, José Eustáquio; Torres, Rosa María; Pontual, Pedro Carvalho de; Haddad, Sérgio; Cortella, Mário Sérgio; Saul, Ana Maria; Casali, Alípio; Manfredi, Sílvia Maria; Streck, Danilo; Boff, Leonardo; Escobar, Miguel; Santiago, Eliete; Varela, Florêncio; Antunes, Ângela; Padilha, Paulo Roberto; Nogueira, Adriano S.; Dowbor, Ladislau; Reinaldo, Fleuri M.; Linhares, Célia; Alves, Maria Leia; Neto, Elydio dos Santos; Mânfio, Antônio João; Vasconcelos, Celso; Vale, Ana Maria; Wanderlei, Luiz Eduardo; Graciani, Maria Stela Santos; Lownds, Peter; Sander, Benno; Cortesão, Luiza; Mendes, Madalena; Brandão, Carlos Rodrigues; Alves, Rubem; Silveira, Nadia Dumara Ruiz; Guadas, Pep Aparicio; Lima, Venício Arthur; Betto, Frei; Camba, Salete Valesan; Scocuglia, Afonso Celso; Mafra, Jason FerreiraItem 40 olhares sobre os 40 anos da Pedagogia do Oprimido (áudiolivro)(2012-08-30) Instituto Paulo FreireLocução realizada pelo Instituto Paulo Freire e gravação e edição realizada pelo Coletivo Digital. Locutora: Sonia Couto.Item 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: REFLEXÕES SOBRE (RE)EXISTÊNCIA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA(Revista Interinstitucional Artes de Educar, 2018-10-30) Valéria Oliveira de Vasconcelos; Carlos Rodrigues BrandãoNo presente artigo nos propomos a levantar reflexões sobre como a Pedagogia do Oprimido contribui para seguirmos pensando nossa existência. Problematizando sobre nossas vidas sociais organizamos o texto em oito partes: após notas iniciais e breve apresentação traçamos algumas ponderações sobre qual a “cara” de nosso povo e de nosso país; em seguida traçamos considerações sobre o contexto atual e a contemporaneidade das proposições de Freire; na quinta parte nos perguntamos sobre temores e elementos que vêm conformando, na luta e na resistência, nossa identidade; na sexta parte trazemos à tona algumas costuras entre a educação bancária e a falácia de um projeto de escola amordaçada. Tradição, família e propriedade são tematizadas na sétima parte para, finalmente, apontarmos anúncios possíveis.Item A conectividade do presente com a história em Freire e Foucault(Revista Múltiplas Leituras, 2008-12-01) Jason MafraNão é pretensão deste artigo – nem é possível fora de uma tese – tecer análise comparativo-conclusiva ou analogia rigorosa sobre o pensamento de dois autores, sobretudo de nomes marcados por vasta produção, que, em princípio, não se filiam a uma escola ou a corrente específicas. Por isso, não se trata aqui de tentar demonstrar coerências teóricas entre Freire e Foucault, até porque esses autores nunca se preocuparam em atrelar-se a paradigmas científico-filosóficos afins. Dada a complexidade das produções freirianas e foucaultianas, em um trabalho rigoroso, seria possível encontrar muitas e profundas divergências entre elas. Todavia, o caráter complexo e transdisciplinar dessas obras não nos impede que explicitemos delas, ou nelas, elementos comuns entre esses pensadores. O que se propõe neste texto é simplesmente apresentar uma pequena aproximação sobre algumas reflexões de Foucault e de Freire em torno das discussões sobre poder e liberdade, examinando partes de suas produções mais significativas: Microfísica do poder [2] (FOUCAULT, 2003) e Pedagogia do oprimido (PAULO FREIRE, 1987) [3] .Item A Dialética Hegeliana e o Pensamento Lógico-Estrutural de Paulo Freire(Síntese: Revista de Filosofia, 1976-01-02) Carlos Alberto TorresO pensamento de Paulo Freire constitui uma síntese difícil de ser captada globalmente. Representa a maturação orgânica e a compreensão de alguns aspectos centrais — os elementos mais valiosos — de distintas vertentes filosóficas, complementares em alguns casos, confrontados e opostos em outros.Item A errância Latino-americana de um outro mestre andarilho: Paulo Freire(Utopía y Praxis Latinoamericana, 2019-04-22) Walter Omar KohanEste texto presenta el carácter de errante del educador brasileño Paulo Freire en dos sentidos principales: a) como un viajante que se desplaza llevando consigo su crítica al estado de las cosas y su sueño de un mundo mejor: b) como alguien que se equivoca y hace de ese error una oportunidad de aprendizaje. Como Paulo Freire, Álvaro B. Márquez-Fernández pertenece a la mejor tradición de errantes de la utopía latino- americana.Item A Freire based action-research approach to learning Italian as foreign language by migrant adults(LESLLA Symposium Proceedings, 2021-05-04) Alessio Surian; Consuelo SurianThe paper presents the work of an action-research group that aims at connecting Paulo Freire’s adult education approach to learning Italian as foreign language by migrants in the Veneto region. It offers a brief description of this literacy approach followed by a critical analysis of some of the key issues in adapting it to illiterate migrants focusing on generative (key) words and how to use them within the learning process. Examples are provided on how to identify and to play with syllables in order to create cluster families and to generate new words and sentences. Further information is provided on the first year (2018-19) of actionresearch work involving teachers of Italian as foreign language in different contexts around Padova where the project is co-ordinated by the CPIA adult education centre. The common focus and reflective practice is centred on structuring learning units that make use of playful and participatory activities and that follow the gestalt approach, i.e. going through four steps, including motivation, global approach, analysis, synthesis and reflection.Item A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA- ANÚNCIO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES(Revista e-Curriculum, 2014-10-01) Ana Maria Saul; Antonio Gouvêa da SilvaO texto destaca, da matriz de pensamento de Paulo Freire, o par dialético denúncia-anúncio, como um crivo de análise de construções e práticas curriculares. Para tanto, são visitadas obras de Freire, no sentido de trazer para o trabalho referências do autor que fazem a crítica a concepções e práticas curriculares desumanizadoras, bem como argumentos ético e epistemológicos que anunciam princípios para decisões e práticas curriculares que se situam no quadro de uma educação crítica. O texto apresenta, inicialmente, evidências que atestam a atualidade do pensamento de Paulo Freire , com a intenção de demonstrar a vigência e vitalidade do legado freireano ao redor do mundo. Segue denunciando a vigência de decisões e práticas curriculares que concretizam o que Paulo Freire denominou ‘educação bancária’ e anuncia proposições éticas e epistemológicas, na direção de uma pedagogia emancipatória. Ao final, apresenta-se uma síntese da pesquisa: Paulo Freire, legado e reinvenção- análise de sistemas públicos de ensino, a partir de 1990, desenvolvida pelo grupo certificado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq que se intitula: O pensamento de Paulo Freire na realidade brasileira , na perspectiva de demonstrar como o pensamento do autor vem sendo reinventado na contemporaneidade.Item A Pedagogia de Paulo Freire como Referência Teórico-Metodológica para Pesquisar e Desenvolver a Formação Docente(Revista e-Curriculum, 2016-04-11) Alexandre Saul; Valter Martins GiovediO texto apresenta fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia de Paulo Freire para investigar e desenvolver a formação de educadores, tendo em vista a superação de limitações que impedem a transformação de práticas docentes. Com essa intenção, foi criado um desenho de investigação, com a inspiração da pesquisa-ação, para problematizar e analisar situações-limites vivenciadas pelos participantes, em suas realidades profissionais, tendo em vista a elaboração de propostas que pudessem contribuir para compreender criticamente e superar tais situações. O lócus da pesquisa foi o curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A possibilidade de utilização do referencial freireano como pesquisa-formação, será ilustrada por meio da discussão dos momentos e fases da invetigação desenvolvida. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram: a) o valor e a viabilidade da proposta teórico-metodológica de Freire como um caminho de pesquisa e formação docente; b) a ampliação da compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a formação continuada, na perspectiva da formação permanente freireana; c) movimentos de transformação de formas de pensar e agir dos participantes, com relação à formação docente, evidenciados em sua adesão a novos valores e intenções de mudar suas práticas.Item A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ANTES DO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO(Revista Café Paulo Freire, 2022-07-01) Carlos Rodrigues BrandãoPedagogia do oprimido, principal obra de Paulo Freire, completou 50 anos em 2018, se considerarmos como marco a primavera de 1968, no entanto, o livro tal como conhecemos tem uma história anterior e que será contada neste artigo. O manuscrito que resistiu às perseguições da ditadura de Pinochet foi redescoberto em 2001 e doado ao Brasil doze anos depois (2013), ano em que foi publicado integralmente os originais da obra do educador. Cabe destacar a importância de tomarmos conhecimento dos desenhos de Paulo Freire que explicam a “Teoria da Ação Opressora” e a “Teoria da Ação RevolucionáriaItem A prática educativa de Amílcar Cabral no processo de descolonização: diálogos de Freire em África(Rev. Ed. Popular, 2021-09-01) Ana Paula Cavalcanti; Mônica Costa Marçal de Moraes; Slaine Senra Mattos do AmaralEste artigo tem como objetivo geral analisar os conteúdos de áudios gravados por Paulo Freire em entrevistas realizadas por ele em Guiné-Bissau, disponíveis na homepage do Acervo Educador Paulo Freire, abordando o revolucionário e líder africano, Amílcar Cabral. Para tanto foi utilizada análise de conteúdo e pesquisa qualitativa, descritiva, em consonância com as obras primárias de Freire. No primeiro momento, buscou-se apresentar quem foi Amílcar Cabral e sua importância na libertação da África, com levantamento documental e revisão de trabalhos anteriores. Na segunda parte, mostrou-se como se deu o processo da chegada de Freire à Guiné- Bissau e a sua contribuição no processo formativo de alfabetização do país. Para finalizar as análises dos dados, fez-se uma comparação das obras de Freire em conformidade com os áudios e as relevâncias de Amílcar Cabral na concepção Freireana.Item Uma abordagem alternativa para o ensino de física: Consumo racional de energia(2010) Scorsatto, Maicon Castro