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Item O discurso político-ideológico de Freire e sua relação com o oprimido(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Simões, Sérgio LourençoNeste texto, examinam-se alguns neologismos de Paulo Freire, em sua relação morfossintático-semântica, para compreender, em profundidade, sua práxis, já que foram criados ao longo de sua caminhada, em ato, comprometida com a luta pela libertação dos oprimidos. Discute-se a intenção do pensador da educação em construir um discurso que desse conta de precisar seus ideais epistemológicos no trato da educação, tendo como propósito demonstrar que a revolução educacional só é possível pelo reconhecimento das alteridades e que a transformação do pensamento se efetiva pelo agir no e pelo mundo a partir do olhar do oprimido. Além disso, busca-se corroborar a hipótese de que as expressões foram criadas e postas estrategicamente no contexto para dar força expressiva e consistência semântica à análise da realidade e deixar clara sua opção político-pedagógica pelo oprimido. Nesta investigação, analisam-se aspectos dessas construções para fundamentar sua importância no discurso e defender ter Freire produzido uma obra de valor sociolinguístico-epistemológico inquestionável, pois mais do que criar palavras para dar conta de registrar, com precisão, sua fala, traduziu toda a angústia e indignação das massas populares.Item O dever de casa: uma prática na contramão da educação emancipadora(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Cunha, Roseane; Orrú, Sílvia Ester; Nascimento, Ana Bárbara da Silva; Sá, Ana Luiza de França; Silva, VirgíniaA presente proposta de trabalho inclui-se na modalidade de reflexão teórica no Eixo Temático 1: A educação que emancipa frente às injustiças, desigualdades e vulnerabilidades. A intenção é refletir sobre o instrumento pedagógico denominado dever de casa considerando que, no âmbito escolar, o seu uso é tão consensual que pouco se discute sobre sua recorrência diária e que tipo de aprendizagem produz. Propomos perguntar em que cenário surgiu, que concepções filosóficas o gestaram e para a construção de que tipo de indivíduo seu uso contribui e ainda, o impacto que a ingerência escolar produz no cenário familiar dos educandos. Neste contexto nos apropriamos dos pressupostos teóricos do educador Paulo Freire para fundamentar as análises realizadas sobre o perfil da maioria das organizações escolares instituída que referendam práticas educativas que legitimam treino, no lugar da reflexão, visando somente a memorização e a repetição mecânica dos conteúdos acadêmicos, apartando assim, desde o início da escolarização o educando das possibilidade de produção de aprendizagens dialogadas, que encoraje sua curiosidade e contribua para sua emancipação.Item Planejamento democrático com crianças 0 a 3 anos(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Rosa, Emillyn; Santos, Francisca Eleodora; Taveira, Adriano Salmar NogueiraEste trabalho relata a prática do planejamento democrático com crianças de 0 a 3 anos realizado por uma professora do município de Santo André – Brasil; apresenta-se uma concepção democrática e participativa na elaboração do planejamento junto às crianças garantindo seus direitos. Os resultados da experiência foram registrados mediante diferentes recursos tais como observação, escuta sensível e registro documental, concluindo que, ao construir coletivamente o ato de planejar, estabelecemos um ambiente democrático que contribui para a construção da autonomia, da cidadania e da aprendizagem significativa, como propõe a pedagogia de Paulo Freire, 2011. Neste sentido a documentação, a escuta sensível e a observação revelam-se como agente de mudança, facilitando a construção de uma nova concepção de criança de educação e de professor, necessária num sistema de educação ainda desigual. O foco recai na construção do saber infantil buscando explicitar sua realidade, percebendo sua relação com o professor, com a escola e com o mundo. Na tentativa de ampliar o diálogo com as crianças e com outros educadores destacou-se a importância do saber infantil, suas necessidades e expectativas bem como da socialização de experiências para a educação da criança e formação do professor no contexto de múltiplas relações da proposta formativa.Item A utopia em Paulo Freire e o paradigma da inclusão(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Marques, Luciana Pacheco; Romualdo, Anderson dos SantosOs caminhos trilhados pela educação nos últimos anos nos permitem afirmar que o objeto central da discussão sobre educação abrange necessariamente a idéia de uma escola que seja capaz de atender à variedade de características do seu alunado. Do que se fala é de uma educação para todos, de um espaço único para a convivência e para a aprendizagem. Neste contexto é que autores como Paulo Freire se tornam ainda mais importantes, nos auxiliando na compreensão do dito e do feito, além, é claro, de permitirem um posicionamento mais seguro na caminhada rumo a uma sociedade mais justa e mais solidária. Este trabalho constitui um recorte do pensamento de Paulo Freire e busca analisar os vários sentidos produzidos e veiculados sobre os paradigmas da exclusão e da inclusão, em particular aqueles extraídos da questão da utopia na obra de Freire. Seu conceito de utopia é a base da nossa reflexão, pois é a partir dele que defendemos a inclusão como um “inédito viável”. Seu pensamento é marcado pela luta contra qualquer discriminação, na busca incessante pela superação da relação opressor-oprimido. Este é um dos mais ricos e importantes legados deixados por ele para a sociedade dos nossos dias: o respeito pelos seres humanos no que eles têm de mais valoroso, a sua humanidade.Item Paulo Freire e a educação inclusiva(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Marques, Luciana Pacheco; Romualdo, Anderson dos SantosA velocidade com que as mudanças vêm ocorrendo na atualidade impõe, na mesma proporção, necessidades de adaptação cada vez mais criativas e ágeis. As circunstâncias hoje experimentadas diferem substancialmente daquelas vividas há alguns poucos anos atrás, quando o modo de se pensar o mundo e as relações entre os homens eram calcados na dicotomia entre o certo e o errado, o bom e o ruim, o normal e o anormal. Este trabalho tem por finalidade analisar a contribuição de Paulo Freire no movimento de ruptura com as práticas socioeducacionais de exclusão rumo à construção do paradigma da inclusão, deflagrado em praticamente todo o mundo no final do século passado. A instituição escola, considerado um espaço onde deveria ser promovida uma educação inclusiva, torna-se um agente da exclusão, ao reforçar a marginalização dos alunos(as) que se desviam dos padrões estabelecidos e impostos como “normais” pelo sistema educacional, multiplicando as situações de preconceito e discriminação. Encontramos em Freire os princípios da Educação Inclusiva que se refere, a nosso ver, em questionar todos os processos de exclusão que acontecem na escola e na sociedade com todos os sujeitos; consequentemente, que pretende desenvolver um processo educacional que contemple a diversidade.Item Educação libertadora e liberdade existencialista: um encontro entre Paulo Freire e Jean-Paul Sartre(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Moreira, Janine; Rosa, Marisa de S. ThiagoA teoria educativa libertadora de Paulo Freire é um instrumento de libertação de situações opressoras, a partir da conscientização que, por sua vez, é condição para a práxis. A teoria filosófica de Jean-Paul Sartre é um instrumento de desalienação ao implicar o homem com sua liberdade e, neste sentido, é uma teoria da ação. Freire tem em Sartre uma de suas referências, e ambos partem da Fenomenologia e do Materialismo Histórico Dialético. Este texto pretende apresentar alguns conceitos fundamentais de Sartre e colocá-los em diálogo com Freire, no intuito de refletir sobre as possibilidades que estas duas teorias, juntas, têm para o trabalho de profissionais para com o empoderamento de pessoas e grupos. O conceito de consciência transitiva crítica de Freire equivale ao conceito de consciência reflexiva crítica de Sartre, assim como a conscientização freireana equivale ao nascimento existencial sartreano. Ambas teorias se complementam em seu potencial de ação ao partirem das possibilidades do homem e do mundo, possibilidades situadas, mas sempre possibilidades, negando, portanto, qualquer forma de determinismo, o qual paralisa a ação. Elas capacitam a compreensão das determinações contextuais, nossa “unidade epocal”, em seu “tempo histórico” e a agir nele, com base na inesgotável capacidade de transformação humana no mundo, com base na liberdade. Liberdade para agir na construção da utopia, do “inédito viável”, superando a alienação e a má fé.Item Filosofia da libertação: contribuições de Paulo Freire e de Enrique Dussel para uma educação emancipadora(IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Severino, Antônio JoaquimEste ensaio, de cunho teórico, tem por objetivo desenvolver uma breve reflexão explicitando as contribuições pioneiras dos pensamentos de Paulo Freire e Enrique Dussel para a constituição original de uma concepção sistematizada da educação como mediação fundamental do processo de emancipação humana. Destaca-se assim convergências básicas entre as filosofias dos dois pensadores, sem prejuizo das especificidades de cada uma. Ressaltando o pioneirismo dos mesmos, enfatiza, de um lado, a perspectiva predominantemente teórica do pensamento de Dussel e, de outro, a perspectiva mais praxista do pensamento de Paulo Freire. Em ambos os casos, afirma-se a busca sistemática por parte destes autores, pela prática da filosofia como expressão de uma logosfera identificada com a regionalidade latinoamericana, fundamentalmente marcada por uma condição de opressão material e espiritual, acenando então na direção de uma postura intercultural para a atividade autêntica do filosofar.Item A expêriencia com Paulo Freire(1997-12) Lima, Antônia Silva deItem Ética e libertação em Paulo Freire(1997-12) Ghedin, Evandro Luiz