Paulo Freire: utopia, educação e emancipação
Loading...
Files
Dica de visualização: Para uma melhor experiência, recomendamos abrir os documentos utilizando versões atualizadas do Google Chrome ou Microsoft Edge.
Esses navegadores reconhecem automaticamente o texto em PDFs digitalizados, facilitando a seleção, cópia e pesquisa de conteúdo, mesmo em arquivos que não possuem texto incorporado.
Esses navegadores reconhecem automaticamente o texto em PDFs digitalizados, facilitando a seleção, cópia e pesquisa de conteúdo, mesmo em arquivos que não possuem texto incorporado.
Date
Authors
Peroza, Juliano
Schiffer, Mônica Brunner
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
DOI
Abstract
Em Freire, a perspectiva utópica permite a compreensão da história enquanto movimento, dialética, eterno devir, possibilitando ao educando a descoberta de um novo mundo, desvendando a realidade mitificada pela retórica de um mercado globalizado e avassalador. A Utopia (considerada também como sinônimo de esperança), pode ser entendida, dentre as várias categorias encontradas no pensamento de Paulo Freire que possibilitam a viabilização de uma práxis libertadora, como algo que está sempre correlacionado às várias dimensões do ser humano. Entendemos que a mesma torna-se insubstituível para sustentar uma condição antropológica que não esteja submetida aos determinismos do neoliberalismo que se impõe mundialmente em diversas áreas, conseqüentemente também no campo educacional. Os determinismos e os sectarismos implícitos nas práticas pedagógicas que visam somente a preparação e adaptação dos educandos a prática laboral e, às demandas de um mercado de trabalho injusto e excludente dentro das dinâmicas competitivas e da concorrência, limitam as perspectivas de existência destes ao âmbito econômico e impedem o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. Os sonhos e esperanças daqueles que buscam na educação uma forma de emancipação são rechaçados por uma ideologia determinista, condicionada pelo sistema neoliberal. Repensar a educação a partir da Utopia implica numa atitude de re-significar a práxis educativa na tentativa de compreender o ser humano em seu contexto existencial – cultural, social, político e econômico - para indicar as possibilidades de emancipação deste numa prática que ultrapasse a condição histórica determinista.
Description
Keywords
Citation
PEROZA, Juliano; SCHIFFER, Mônica Brunner
Endorsement
Review
Supplemented By
Referenced By
Rights and licensing
Esta obra foi doada ao Instituto Paulo Freire e disponibilizada para acesso público sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença 4.0 (CC BY-SA 4.0)
