Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 1017
  • Item
    Garantia de Acesso e Permanência - IPF e programa -Osasco, Povo que Educa
    (Instituto Paulo Freire, 2013-11-25) Freire, Instituto Paulo
    Vídeo sobre os resultados da parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Osasco (SP) e o Instituto Paulo Freire (IPF). Apresentam as iniciativas relacionadas às Diretrizes da Política Educacional do município, para a construção da qualidade sociocultural da Educação e a garantia do Direito de Aprender, desenvolvidas no programa "Osasco, Povo que Educa". Este vídeo, sobre a diretriz "Garantia de Acesso e Permanência", enfoca a inclusão de educandos(as) com necessidades especiais e a EJA - Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
  • Item
    Currículo Intertranscultural
    (2012-08-21) Freire, Instituto Paulo
    O neologismo Intertransculturalidade conceituado por Prof. Paulo Roberto Padilha.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal (2014)
    (2014-06) Prefeitura do Município de São Paulo; Câmara Municipal de São Paulo
    Trata-se de um caderno elaborado pela Câmara Municipal de São Paulo com informações a respeito dos projetos das escolas contempladas no Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, edição 2014.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dissertação - Paulo Freire e a Administração Pública
    (Universidade de São Paulo - USP, 2008) Querubim, Viviane Rosa; Gadotti, Moacir
    Trata-se da Dissertação completa da Viviane Querubim, publicada no ano de 2008, cujo o tema é "Paulo Freire e a Administração Pública Desafios de um intelectual orgânico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991)" sob orientação de Moacir Gadotti.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Política Educativa, Organização Escolar e Descentralização
    (Editora Cortez, 2000-03) C. Lima, Licínio
    Esse arquivo é referente ao sexto capítulo (Política Educativa, Organização Escolar e Descentralização) do livro "Organização Escolar e Democracia Radical".
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Da Politicidade e Pegagogicidade da Organização Escolar
    (Editora Cortez, 2000-03) C. Lima, Licínio
  • Imagem de Miniatura
    Item
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991)
    (Revista Pro-posições, 2014-09) Franco, Dalva de Souza
    Este trabalho tem por objetivo retomar a gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de São Paulo, nos anos de 1989 a 1991, e realizar uma análise das propostas políticas para a construção de uma educação democrática. Para que o município tivesse uma reorganização de suas ações em favor de uma educação de qualidade foram traçados quatro eixos, perseguidos durante toda aquela gestão, 1. Democratização da gestão. 2. Acesso e permanência. 3. Qualidade da educação. 4. Educação de jovens e adultos. O texto descreve o desenvolvimento dessa gestão, assim como as contribuições do educador Paulo Freire para a continuidade de uma educação de qualidade, para além daquela necessária à rede municipal de São Paulo, tendo em vista a importância da educação democrática em todos os espaços da sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil
    (R. Bras. Est. pedag., 2009-01) Saul, Ana Maria; Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
    Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.