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    O dever de casa: uma prática na contramão da educação emancipadora
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Cunha, Roseane; Orrú, Sílvia Ester; Nascimento, Ana Bárbara da Silva; Sá, Ana Luiza de França; Silva, Virgínia
    A presente proposta de trabalho inclui-se na modalidade de reflexão teórica no Eixo Temático 1: A educação que emancipa frente às injustiças, desigualdades e vulnerabilidades. A intenção é refletir sobre o instrumento pedagógico denominado dever de casa considerando que, no âmbito escolar, o seu uso é tão consensual que pouco se discute sobre sua recorrência diária e que tipo de aprendizagem produz. Propomos perguntar em que cenário surgiu, que concepções filosóficas o gestaram e para a construção de que tipo de indivíduo seu uso contribui e ainda, o impacto que a ingerência escolar produz no cenário familiar dos educandos. Neste contexto nos apropriamos dos pressupostos teóricos do educador Paulo Freire para fundamentar as análises realizadas sobre o perfil da maioria das organizações escolares instituída que referendam práticas educativas que legitimam treino, no lugar da reflexão, visando somente a memorização e a repetição mecânica dos conteúdos acadêmicos, apartando assim, desde o início da escolarização o educando das possibilidade de produção de aprendizagens dialogadas, que encoraje sua curiosidade e contribua para sua emancipação.
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    As contribuições de Paulo Freire para a educação popular no contexto da globalização
    (2014-09) Hoffman, Jéssica Fernanda de Andrade; Rocha, Douglas Diego Palmeira; Rodrigues, Paula Margherita Maria de Oliveira
    Paulo Freire continua sendo um referencial para a educação mundial, mesmo em face das atuais transformações, de modo que o estudo de sua visão sobre a educação permiti-nos um olhar crítico para esta realidade imediatista e fragmentada. Assim, após vasta pesquisa bibliográfica, resgatar-se-á os passos históricos de Freire, bem como uma lista de suas obras que abordam a temática discutida no presente artigo, uma síntese de seu pensamento referente à Educação Popular e uma análise de seus contributos para esta prática educativa,de modo a comprovar que seu pensamento torna-se atual na medida em que permite-nos questionar e contradizer a ideologia neoliberal, na qual a educação está a serviço dos interesses da classe dominante e da elite empresarial. Esta Educação Popular de ótica freireana faz-se de maneira contra-hegemônica, através da dialogicidade e conscientização,assumindo sua práxis progressista e política, promovendo uma pedagogia que seja de fato popular, em vista de libertar o oprimido e ajudá-lo a entender-se como sujeito histórico,capaz de transformar sua realidade e impedir-se de ser domesticado por um sistema social e econômico excludente.