Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 2595
  • Item
    Educação para a dignidade humana: a contribuição de Paulo Freire na atuação do Centro Sócio Educacional Sanitário Madonnina Del Grappa
    (Eccos: Revista Científica, 2007-06-01) Jair Militão da Silva
    Neste texto, apresentam-se e analisam-se algumas contribuições de Paulo Freire ao desenvolvimento de uma Educação para a dignidade humana. Relembra, ainda, alguns episódios da presença de Paulo Freire no Brasil e sua repercussão no ambiente acadêmico e social brasileiro. Avalia-se a influência das propostas educacionais de Paulo Freire na organização e no desenvolvimento dos trabalhos realizados em uma escola destinada ao atendimento de crianças e jovens excluídos do sistema regular de ensino, sediada no Ceará – Brasil.
  • Item
    O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil
    (R. bras. Est. pedag., 2009-01-01) Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa Silva
    Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
  • Item
    Documento Histórico: Paulo Freire numa das últimas atividades em SP (Parte 1) e (Parte2)
    (Cooperativa Educacional de São Paulo, 1991) Desconhecido
    Trata-se de uma entrevista concedida por Paulo Freire, onde segundo (VIDEOEDUCADORA,2013) é um “Registro em vídeo da participação do mestre pedagogo-popular Paulo Freire em uma de suas últimas aparições públicas em SP, numa atividade coletiva da Cooperativa Educacional de São Paulo, em 1991.” No qual o educador segue dialogando sobre conhecimento e transformação social por meio da educação, favorecendo a escola pública e sua importância na formação do sujeito, além de enfatizar a relevância da democracia para a superação dos preconceitos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    L' éducation: domestication ou libération?
    ([s. n,], 1972-01-01) Freire, Paulo
    L' éducation domestication ou libération
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre Exilet Bresil conversations avec Paulo Freire
    ([s. n,], 1997-05-02) Freire, Paulo; Gauthier, Tolini; Babin, Pierre; Peuples du Monde; IDAC; Minvielle, Yvon; Macedo, Donaldo; Campos, Marcio d’Olne; Lefeuvre, André; Morais, Fatima
    Entre Exilet Bresil conversations avec Paulo Freire
  • Imagem de Miniatura
    Item
    El compromiso del profesional con la sociedad
    ([s. n,], 1900-01-01) Freire, Paulo
    El compromiso del profesional con la sociedad.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Na escola que fazemos. Uma reflexão interdisciplinar em educação popular
    (Vozes, 1996-01-01) Freire, Paulo; Nogueira, Adriano; Mazza, Débora
    Na escola que fazemos. Uma reflexão interdisciplinar em educação popular.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aclaracion
    ([ s. n.], 1965-01-01) Freire, Paulo
    Aclaracion
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A man for our times
    ([S. I.: s. n.], 1900-01-01) Shallcrass, Jack
    A man for our times
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Development and Educational Demands
    ([s. n.], 1970-01-01) Desconhecido
    Development and Educational Demands