Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI 2015 – 50 anos de Educação Popular no Brasil
    (SINTERN, 2015) Andrade, Claudia Cristina dos Santos; Garcia, Inez Helena Muniz; Oliveira, Lidia Maria Ferreira de
    A educação tem como base preparar o indivíduo para exercer seu papel de cidadão para com a sociedade. Sendo assim, o educador, não pode ser subestimado a um trabalho criteriosamente planejado, pronto e acabado. Mas deve agir no papel de um mediador possibilitando o acesso do aluno aos diferentes tipos de saber. No caso, explorando as diferentes habilidades intelectuais, atitudes e valores morais de cada aluno e da sociedade como um todo. Neste sentido, a educação contempla numa formação intelectual e moral dos indivíduos, sobretudo, despertando novos rumos de conhecimentos para exercer na sociedade pensamentos críticos e formulando seus próprios juízos de valor no presente e no futuro. Neste caso, algumas mudanças foram feitas na educação, cujo objetivo seria atingir a realização do ser humano crítico perante a sociedade e exercer sua cidadania de forma concreta. Neste trabalho, podemos constatar a presença dos métodos da Pedagogia Freireana em sala de aula, onde o educando constrói sua própria história, vivenciando um processo de autonomia e humanização, através do diálogo enquanto princípios metodológicos. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os métodos didáticos trabalhados em sala de aula entre educador e educandos na Pedagogia Freireana. O estudo abordado utilizou o método qualitativo tendo como principal instrumento o uso de dados bibliográficos. Portanto, os métodos da Pedagogia Freireana além de proporcionar novos ramos de conhecimentos, valores morais perante a sociedade, valoriza os pares dialéticos, diálogo, dialogicidade e humanização enquanto base da educação para a formação dos educandos, tornando-o um ser pensante para com o outro e com o outro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências Educacionais
    (Revista Festim, 2015-03-25) Silva, Lígia Mychelle de Melo; Borges, Lula
    A Revista Festim, a convite de Inez Helena Muniz Garcia, coordenadora da comissão do III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, torna-se suporte dos artigos do evento e, por isso, está saindo, em seu segundo número, em formato de Anais do seminário, numa edição especial. Festim é um periódico acadêmico idealizado, organizado, revisto e editado por Lígia Mychelle de Melo Silva e Luiz Antonio Dias Borges (Lula Borges), cujo interesse central consiste em divulgar as experiências vivenciadas no contexto da sala de aula. Por ter esse perfil, que também é do interesse do Seminário em questão, nosso periódico foi escolhido para ocupar a função de Anais. É necessário frisar que a Festim é uma produção independente, sem aporte financeiro e sem coligação com quaisquer entidades e/ou eventos, apesar de estar sendo utilizada, excepcionalmente, como suporte para divulgação dos textos elaborados por professoras e professores, a partir das temáticas abordadas nas mesas de diálogos e nos minicursos.