Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI 2015 – 50 anos de Educação Popular no Brasil
    (SINTERN, 2015) Andrade, Claudia Cristina dos Santos; Garcia, Inez Helena Muniz; Oliveira, Lidia Maria Ferreira de
    A educação tem como base preparar o indivíduo para exercer seu papel de cidadão para com a sociedade. Sendo assim, o educador, não pode ser subestimado a um trabalho criteriosamente planejado, pronto e acabado. Mas deve agir no papel de um mediador possibilitando o acesso do aluno aos diferentes tipos de saber. No caso, explorando as diferentes habilidades intelectuais, atitudes e valores morais de cada aluno e da sociedade como um todo. Neste sentido, a educação contempla numa formação intelectual e moral dos indivíduos, sobretudo, despertando novos rumos de conhecimentos para exercer na sociedade pensamentos críticos e formulando seus próprios juízos de valor no presente e no futuro. Neste caso, algumas mudanças foram feitas na educação, cujo objetivo seria atingir a realização do ser humano crítico perante a sociedade e exercer sua cidadania de forma concreta. Neste trabalho, podemos constatar a presença dos métodos da Pedagogia Freireana em sala de aula, onde o educando constrói sua própria história, vivenciando um processo de autonomia e humanização, através do diálogo enquanto princípios metodológicos. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os métodos didáticos trabalhados em sala de aula entre educador e educandos na Pedagogia Freireana. O estudo abordado utilizou o método qualitativo tendo como principal instrumento o uso de dados bibliográficos. Portanto, os métodos da Pedagogia Freireana além de proporcionar novos ramos de conhecimentos, valores morais perante a sociedade, valoriza os pares dialéticos, diálogo, dialogicidade e humanização enquanto base da educação para a formação dos educandos, tornando-o um ser pensante para com o outro e com o outro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paulo Freire na rede: a experiência do Projeto Paulo Freire Memória e Presença
    (Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP, 2014-12) Alencar, Anderson Fernandes de; Campos, Fernanda Soares de
    Este artigo apresenta a experiência do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualizamos o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, em seguida, apresentamos os objetivos do projeto aqui tratado, as ações realizadas visando à organização, catalogação e disponibilização do acervo, destacando, dentre outras, a higienização/identificação de marginálias, catalogação (tombamento, classificação e indexação) da biblioteca pré-golpe, revisão da catalogação da biblioteca pós-golpe, implementação de notação (números de chamada), etiquetagem/“filipetagem” e reorganização física, leitura das estantes, sinalização e disponibilização da base de dados virtual, seguido pelas ações de organização, catalogação e disponibilização do arquivo que contou com a elaboração do plano de desenvolvimento de coleções, desenvolvimento do plano de classificação, implementação e customizações no repositório digital, processamento técnico, digitalização e disponibilização do arquivo, definição de sistema de thesaurus, elaboração de vocabulário controlado de termos freirianos e indexação. Por fim, expõe o processo de locução de livros do educador e a disponibilização da sua memória na internet.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensinar, aprendendo
    (1994-03) Freire, Paulo
    Neste trabalho, o Ensino Aprendizagem mostra ao professor que ele deve entender seus alunos, além de respeitar suas diferenças, priorizar a criação de um ambiente escolar que realmente o prepare para o melhor desempenho em todos os níveis do comportamento humano: biológico, psicológico e social. Bem como menciona Paulo Freire, o professor primeiro aprende a ensinar, mas aprende a ensinar ensinando algo que aprender novamente aprendendo. No entanto, o fato de a docência ensinar um professor a ensinar determinado conteúdo não deve, de forma alguma, significar que um professor ouse ensinar sem competência para isso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Escola e o Conhecimento: Reflexão sobre os fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação
    (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997) Cortella, Mário Sérgio; Freire, Paulo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diálogo com o educador Paulo Freire
    (2000) Freire, Paulo; Moraes, Euzi Rodrigues
    Está coletânea na categoria de diálogo abordada por Euzi Moraes na qual destaca participações em grupo de estudos e que teve o privilégio em ter um encontro com o Educador Paulo Freire ressaltando suas ideias entre a relação Sociolinguística o qual faz uma ponte com as relações do educador Freire testando com ênfase a ponte de relação com a pedagogia do oprimido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Introdução: o trabalho em educação considerado em três dimensões
    (1994) Nogueira, Adriano S.; Freire, Paulo
    Promove o trabalho em educação em três dimensões entre elas temos: a dimensão que abrange a militância sindical e sua formação de uma postura progressista, na sua segunda dimensão aborda a formação permanente da competência profissional e a terceira dimensão contempla uma concepção que promove o conhecimento científico interdisciplinar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Texto I. 'Ensinar exige o reconhecimento e assunção da identidade cultural'
    (1998-07) Freire, Paulo
    O ensino requer reconhecimento e consideração da identidade cultural: diz respeito às atitudes dos professores em relação a questões controversas e ao comportamento dos alunos. Discute também o impacto do espaço encontrado no cotidiano na formação da personalidade do aluno.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido
    (1992) Freire, Paulo
    Pedagogia da esperança um reencontro com a pedagogia do oprimido, enaltece uma pedagogia que promove uma nova forma da relação entre professor, aluno e sociedade promovendo assim uma educação na qual liberta e que sobretudo conta com a prática da liberdade.