Acervo Educador Paulo Freire

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    OP Criança São Paulo (Vídeo 1)
    (Instituto Paulo Freire, 2004) Instituto Paulo Freire; Altermidia; Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Prefeitura de São Paulo
    Este vídeo procura resgatar o processo de implantação do Orçamento Participativo Criança na cidade de São Paulo a partir dos Centros Educacionais Unificados (CEUS): Aricanduva, Perus, Jambeiro e Rosa da China, durante o ano de 2003. Ele registra os principais momentos da participação formativa para realização do Orçamento Participativo Criança, na perspectiva das crianças: Leitura do Mundo (situações significativas da existência das crianças, jovens e adolescentes), definição de critérios de escolha dos delegados, das prioridades para a cidade e para a educação, discussão sobre orçamento público e orçamento privado, sobre o regimento do OP Criança e sobre o que se aprendeu com a experiência vivida. Foi produzido entre dezembro de 2003 e março de 2004, em conjunto com a equipe do Instituto Paulo Freire e participantes do OP Criança (crianças e adolescentes). Ainda que contemplada uma pequena parte da imensa riqueza dessa experiência, esperamos que este vídeo possa ser um convite para a continuidade dos diálogos em torno do protagonismo infanto-juvenil.
  • Item
    OP Criança São Paulo (Vídeo 2)
    (Instituto Paulo Freire, 2004) Instituto Paulo Freire; Secretaria Municipal de Educação; Prefeitura de São Paulo; Altermidia
    Este vídeo retrata as ações das crianças participantes do Orçamento Participativo Criança (OPC) durante o ano de 2004. Entendendo que a cidade deve ser educadora, plural, democrática e intergeracional, não só feita por adultos, pois ela é das crianças também, a Secretaria Municipal da Educação, a Coordenadoria do Orçamento Participativo e o Instituto Paulo Freire aceitaram o desafio de viabilizar o “inédito viável” de pensar e construir a educação e a cidade na perspectiva das crianças. O OP Criança foi desenvolvido junto a todas as Unidades Educacionais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, envolvendo indiretamente 550 mil crianças e, diretamente 150 mil crianças participando de debates, assembléias e plenárias do OPC. Houve 180 horas de “formação para a participação” para 10 mil crianças da rede: os chamados GRUPOS FAÍSCAS. Eles foram constituídos em todas as Unidades Educacionais e correspondiam à necessidade de o protagonismo infanto-juvenil iniciar a fagulha, a centelha que irradiou a ação coletiva, conjunta e participante, incluindo adultos e crianças na gestão democrática da escola, do bairro e da cidade em que vivem, definindo prioridades para o projeto político-pedagógico e para o orçamento do município, criando condições para o exercício da cidadania desde a infância e para a formação de sujeitos que são escritores de sua própria história, como sempre defendeu e pelo que tanto lutou Paulo Freire.
  • Item
    Paulo Freire in Action
    (Altermidia / Instituto Paulo Freire, 1996) Altermidia; Instituto Paulo Freire
    O Programa Paulo Freire em Ação apresenta uma conversa de Paulo Freire, gravada em 1996. O educador discute conceitos de cultura e princípios de educação a partir da Leitura do Mundo. Participação especial de Augusto Boal e George Stoney. The Paulo Freire in Action program presents a conversation with Paulo Freire, recorded in 1996. The educator discusses concepts of culture and principles of education based on the reading of the world. Special appearance by Augusto Boal and George Stoney.
  • Item
    Escola Cidadã
    (Alter Cyber Midia, 1998-04) Instituto Paulo Freire; Altermidia
  • Item
    A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freiriana
    (SENAC / Instituto Paulo Freire, 2001) Altermidia; Instituto Paulo Freire
    Aborda o processo de alfabetização de adultos, e mostra como é o processo libertação e conscientização do ser humano e o mundo através da educação. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o método freireano de ensino, e suas possibilidades este vídeo é um instrumento relevante.