Acervo Educador Paulo Freire
URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/4
Navegar
2928 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Reading the World and Reading the Word: An Interview with Paulo Freire(Language Arts, 1985-01-01) Walt Whitman.Item PEDAGOGIA CRÍTICA, PAULO FREIRE E A CORAGEM PARA SER POLÍTICO(Revista e-Curriculum, 2016-04-12) Henry A. GirouxAt a time when memory is being erased and the political relevance of education is dismissed in the embrace of the language of measurement and quantification, it is all the more important to remember the legacy and work of Paulo Freire. Since the 1980s, there have been few if any intellectuals on the North American educational scene who have matched Freire’s theoretical rigor, civic courage, and sense of moral responsibility. And his example is more important now than ever before: with institutions of public and higher education increasingly under siege by a host of neoliberal and conservative forces, it is imperative for educators to acknowledge Freire’s understanding of the empowering and democratic potential of education. The language of critique and educated hope was his legacy, one that is increasingly absent from many liberal and conservative discourses about current educational problems and appropriate avenues of reform. Paulo spent his life guided by the beliefs that the radical elements of democracy were worth struggling for, that critical education was a basic element of progressive social change, and that how we think about politics was inseparable from how we come to understand the world, power, and the moral life we aspire to lead. Paulo strongly believed that democracy could not last without the formative culture that made it possible. At a time when institutions of public and higher education have become associated with market competition, conformity, disempowerment, and uncompromising modes of punishment, making known the significant contributions and legacy of Paulo Freire’s work is now more important than ever before.Item O professor de Medicina do Século XXI: reflexões em Paulo Freire e Theodor Adorno(O Mundo da Saúde, 2013-01-01) Cinthya Cosme Gutierrez Duran; Renata Mahfuz Daud Gallotti; Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério; Jason Ferreira MafraA sociedade contemporânea necessita de médicos competentes, humanos e capazes de solucionar problemas nos mais variados contextos. Buscam-se novas abordagens pedagógicas que valorizem o ensino integrado, a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, a diversificação de cenários de ensino e a inserção precoce dos alunos em atividades práticas. Experiências reais necessitam ser construídas e vividas pelos estudantes para reflexão, compreensão e proposição de soluções. Neste trabalho discutimos o papel do professor de medicina como agente de transformação e formação, utilizando referenciais teóricos de Paulo Freire e de Theodor Adorno.Item Projectos de alfabetização: Um diálogo com Paulo Freire(Journal of Cape Verdean Studies, 2015-04-01) Donaldo Macedo; Paulo Freire.Item UNA PEDAGOGÍA ANTIMÉTODO: UNA PERSPECTIVA FREIRIANA(Journal Educación XX1, 2000-01-01) Donaldo MacedoAnte el fracaso educativo, algunos educadores liberales o neoliberales han redescubierto a Freiré como una alternativa a un modelo educacional más conservador. Han reivindicado la pedagogía de Freiré al mismo tiempo que una actitud paternalista hacia aquellos estudiantes o comunidades que intentaban dotarse a sí mismos de poder. Estos educadores y educadoras han intentado también estructurar el debate educativo en base a la competitividad y privatización de las escuelas. Han reducido la pedagogía de Freiré al método, sin tener en cuenta el hecho de que las ideas principales de Freiré trascienden el mero método para guiamos hacia el pensamiento crítico y hacia una toma de conciencia sobre nuestra presencia en el mundo. El método dialógico, entendido como solamente un método, puede consistir en nada más que un mero grupo de terapia. En cambio, si vamos más allá de su contenido metodológico, el diálogo freiriano implica todo un proyecto político dirigido a desmantelar las estructuras opresivas. La pedagogía antimétodo rechaza los rígidos paradigmas metodológicos y nos hace entender el diálogo como una forma de praxis social. En este sentido, el compartir experiencias está enfocado a la reflexión y la acción política. La pedagogía antimétodo nos libera de certezas y especializaciones y estimula nuestra capacidad crítica para entender el mundo y hacemos conscientes de nuestra presencia en él.Item Paulo Freire - Intervista Bologna 1989(Dipartimento di scienze dell’Educazione, 1989) Università di bolognaO vídeo é uma entrevista com Paulo Freire no Dipartimento di Scienze Dell’Educazione, (Dipartimento di scienze dell’Educazione,2015). No qual o educador responde perguntas sobre política e também atos políticos para o processo de libertação.Item A chegada do exílio de Paulo Freire | A Hora da Notícia(TV Cultura, 1979) TV CulturaO vídeo trata-se de um Documentário do jornalismo da TV Cultura, do momento em que Paulo Freire desembarca no aeroporto de Viracopos em Campinas, regressando do exílio. (TVCULTURA,2013)Item Por uma pedagogia da infância oprimida: as crianças e a infância na obra de Paulo Freire(EccoS – Revista Científica, 2012-05-17) Elydio dos Santos Neto; Maria Leila Alves; Marta Regina Paulo da SilvaO presente estudo, de natureza teórica, constitui-se em uma etapa de uma pesquisa maior que tem por objetivo contribuir na construção de uma Pedagogia da Infância Oprimida. Analisa na obra de Paulo Freire quando, onde e como este autor explicitou sua compreensão de infância e criança. Realiza, neste sentido, um rastreamento em suas obras publicadas em português, iniciando pelo período que antecede seu exílio em outubro de 1964. Defende a obra de Freire como um referencial teórico importante para análise das condições de vida das crianças e, assim, para a constituição de uma pedagogia comprometida com a infância oprimida; pedagogia esta que possibilite abertura suficiente para ter com as crianças um olhar de respeito às suas singularidades, necessidades e direitos. Aproxima, então, o conceito de infância em Giorgio Agamben ao de inacabamento em Paulo Freire na perspectiva de constituição de uma Pedagogia pensada com as crianças. Conclui que já em sua primeira obra “Educação e atualidade brasileira”, de 1959, Paulo Freire sinaliza para uma compreensão da criança como protagonista de sua/nossa história.Item Quebrando as Armadilhas da “Adultez”: Um Diálogo Sobre Infância a Partir de Giorgio Agamben e Paulo Freire(Revista Múltiplas Leituras, 2008-12-01) Elydio dos Santos Neto; Marta Regina Paulo da SilvaEste trabalho, de natureza teórica, pretende contribuir para a construção de uma Pedagogia da Infância Oprimida. Parte da constatação, anunciada por Benjamim, do empobrecimento da experiência humana. Discute, a partir de um diálogo com as idéias de Paulo Freire e Giorgio Agamben, o papel da infância na formação humana e, assim, defende uma pedagogia que precisa se fazer com os adultos e sua infância, com as crianças e sua infância. Uma pedagogia aberta ao resgate da dimensão estética da formação e que, aliada às dimensões ética, política e técnica, possa ajudar a quebrar as armadilhas de nossa "adultez".Item (A.H.F) Paulo Freire - Biografia(André Henrique Figueiredo, 2003) André Henrique FigueiredoO vídeo é sobre a biografia de Paulo Freire, principais datas em sua vida, com falas de Paulo Freire e de pessoas que o conheceram ou participaram dos movimentos com ele. Descreve Figueiredo(2012) “O documentário conta a vida e a carreira profissional de Paulo Freire. Pernambucano, nascido em 1921, Paulo Freire foi um dos maiores educadores do Brasil, sendo conhecido dentro e fora do Brasil por seus trabalhos de educação popular e alfabetização de adultos. Com depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, além de cenas de arquivo do educador, o documentário conta como o método de Paulo Freire começou a ser aplicado em Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 1963, o exílio do educador, a publicação do livro "Pedagogia do Oprimido", a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, até o falecimento em 1997.”