Acervo Educador Paulo Freire
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Item Le monde et le mot(1977-01-01) Freire, PauloItem A construção da escola pública, popular e democrática, na gestão Paulo Freire, no município de São Paulo(XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012) Saul, Ana MariaPaulo Freire foi Secretário da Educação da cidade de São Paulo, na gestão da Prefeita Luiza Erundina de Sousa, do Partido dos Trabalhadores. Esse texto apresenta os pressupostos e características da política de educação da “gestão Paulo Freire”, comprometida com a construção da “escola pública popular e democrática”, com qualidade social. “Mudar a cara da escola”, como dizia Paulo Freire, de modo coloquial, em uma perspectiva democrática e participativa, implicou viabilizar o projeto político pedagógico de sua gestão por meio de duas linhas de ação: a reorientação curricular e a formação permanente dos educadores. Esse texto propõe-se a demonstrar os pressupostos e a prática dessa proposta ousada e radical de Paulo Freire, na educação pública da cidade de São Paulo. Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolve-se, no âmbito da Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico para pesquisar e reinventar o legado freireano, uma pesquisa que visa a investigar a influência e recriação do legado de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino a partir da década de 90. Os resultados dessa investigação têm demonstrado que a construção da escola pública popular e democrática é um paradigma inspirador de políticas de educação de várias redes de ensino comprometidas com a educação crítico-emancipadora.Item O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular(Revista Educação em Perspectiva, 2011-07) Maciel, Karen de FátimaEste artigo investiga as principais contribuições do educador e militante Paulo Freire na história da Educação Popular no Brasil. Freire influencia diretamente o campo teórico-metodológico-epistemológico da Educação ao fomentar a questão política da educação. Pauta-se na cultura popular como elemento fundamental para emancipação da classe trabalhadora. Por entender as classes populares como detentoras de um saber não valorizado e excluídas do conhecimento historicamente acumulado pela sociedade, mostra-se, neste trabalho, a relevância de se construir uma educação a partir do conhecimento do povo e com o povo, provocando uma leitura da realidade na ótica do oprimido que ultrapassa as fronteiras das letras e se constitui nas relações históricas e sociais. Refletir-se-á sobre a importância do seu pensamento na construção de uma teoria pedagógica libertadora, que se faz primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Item A pedagogia dialógica de Paulo Freie e as contribuições da programação neurolinguística: uma reflexão sobre o papel da comunicação na Educação Popular(Universidade Federal da Paraíba, 2006) Silva, Walberto BarbosaNuma proposta de interação entre a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e a Programação Neurolingüística em seu aspecto comunicacional, este estudo qualitativo, bibliográfico e exploratório objetiva refletir sobre a comunicação na Educação Popular. A Pedagogia em questão defende o diálogo como recurso indispensável no processo de educação, de forma que, todos devem ter direito à fala em uma relação de mútuo respeito. A Programação Neurolingüística por sua vez, apresenta uma série de elementos capazes de nos fazer compreender melhor a nossa comunicação e a dos outros, facilitando assim os processos interativos nos quais se inserem os interlocutores (nós mesmos e os outros) e o mundo. Os resultados apontam, portanto, como fruto da nossa análise sobre as teorias envolvidas neste estudo, alternativas para otimizar a comunicação no sentido de construir um diálogo ético e eficaz que possa contribuir para que indivíduos que vivem numa situação de opressão tenham maior facilidade de tornarem-se sujeitos ativos na busca dos direitos que lhes cabem na sociedade da qual fazem parte. Isto justifica a relevância deste estudo, uma vez que verificamos até que ponto a Pedagogia Dialógica de Freire e a Programação Neurolinguística juntas podem contribuir para otimização da comunicação no âmbito da Educação Popular.Item Paulo Freire e revivificação da Educação Popular(Revista Educação, 2010-05) Ghiggi, GomercindoO presente texto busca (re) descobrir categorias freirianas para destacar a distinção que adquire a Educação Popular, refletindo-as ante as denominadas instabilidades epistemológicas e políticas do nosso tempo. Para tanto, proponho partir de um princípio: Freire é uma boa referência para revivificar a Educação Popular. Premissa aceita, a tarefa é destacar categorias com as quais Freire reforça e amplia a natureza da Educação Popular. Os desafios do nosso tempo, apresentados à educação, aparecem como balizas, tanto para pautar a seleção das categorias, como para refleti-las à luz do que está posto à educação em geral e, particularmente, à escola como situação-limite, ante os exigentes desdobramentos que decorrem, particularmente, em relação à transformação social. Das estratégias de abordagem aqui eleitas, brotam achados. Freire foi um homem que acreditou profundamente no ser humano. Inconclusos, homens e mulheres podem ser sujeitos da história. Para dar conta de tal tarefa, Freire tornou-se pensador que viveu marcado pela coerência política postada a favor dos oprimidos, coerência esta pautada pela capacidade de sonhar e ter esperança, a partir do que é possível entender como atitudes de resistência que ajudou a construir no Brasil e no exterior. Freire depositou crença profunda (não exclusiva ou messiânica) na capacidade do povo de educar-se (preparar-se) e transformar a realidade, e aplicou os conhecimentos de que dispunha para alfabetizar gente, particularmente para ajudar pessoas a lerem e a escreverem o mundo. A tarefa, então, é ensaiar respostas à seguinte questão: por que Freire para revivificar Educação Popular?Item Populações ribeirinhas da Amazônia e preservação da cultura tradicional - dilemas em uma sociedade globalizada(2008) Vasconcelos, Valéria Oliveira; Siqueira, Cristiano TiernoO presente artigo trata de uma experiência de Educação Popular e círculos de cultura inseridos no processo de formação do Conselho Deliberativos de duas Reservas Extrativistas – Riozinho do Anfrísio e do Rio Iriri – localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. O fortalecimento comunitário baseado na participação e em práticas dialógicas parece ser uma das alternativas às pressões sofridas numa região cujos interesses são conflitantes e ambíguos, uma vez que os atores sociais são tão díspares como a intencionalidade que os aproxima ou distancia A metodologia utilizada e as experiências vividas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residindo estas ou não em unidades de conservação. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as soluções para estes foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias.Item As conquistas e desafios da educação popular e suas interfaces com os movimentos sociais(2008) Silva, Rony Petterson daAlutas dos Movimentos Sociais em busca da efetivação da cidadania, tem causado no Brasil, especialmente a partir da década de 80 (século XX) uma nova ordem de resistências, denúncias e conquistas de direitos aos cidadãos oprimidos em todo o Brasil. A problemática central esta na opressão causada pelo sistema capitalista que, exclui os trabalhadores do campo e da cidade submetendo-os à condições desumanas de vida. Nesse sentido este artigo tem a intenção de relatar e promover reflexões acerca da educação popular e suas interfaces com os Movimentos Sociais tendo com cenário o território da Serra Catarinense. Considerando sobretudo o papel estratégico da educação popular para que as populações excluídas do processo político, econômico, social e cultural possam ter acesso a formação e que possam ser inseridas na agenda oficial dos governos, comprometendo-os com a execução dos direitos civis, políticos e sociais da cidadania brasileira.Item Educação popular: um estudo sobre a alfabetização e as culturas infantis em escolas periféricas semi-ribeirinhas de Manaus - AM(2008) Silva, Priscilla Lima; Barreto, Maria das Graças de CarvalhoEsta pesquisa tem por objetivo identificar as incompatibilidades entre a cultura da Escola e as culturas das crianças no processo de alfabetização, a partir das observações das crianças nos seus processos educacionais e de vivencias cotidianas. A criança, foco das atenções desta pesquisa, é analisada e compreendida a partir dos desenhos sobre a família, a escola e o ambiente vicinal. Esses dados são completados por informações obtidas através de entrevistas e de observação de campo. A pesquisa dá indicadores importantes sobre a percepção do mundo infantil e aponta para a necessidade de maior formação e capacitação dos professores no desenvolvimento de suas práticas nas salas de alfabetização quando expõe o universo dos sujeitos com os quais eles estão envolvidos.Item Da cultura popular à educação popular – de ontem para agora(1001) Brandão, Carlos RodriguesNão foi descrito o resumo.Item Trajetórias da educação popular no Brasil e na Venezuela: notas introdutórias ao debate latino-americano(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Taboada, Franco Renato Baudenay; Barbosa, Lia PinheiroAo propor uma discussão acerca da trajetória da Educação Popular na Venezuela e no Brasil intencionamos conhecer o cenário de tais experiências vinculado à própria história da Educação Popular na América Latina. Assim, consideramos as múltiplas formas de participação social construídas pela sociedade civil latino-americana, em um diálogo com o legado de Paulo Freire. Buscamos articular o que consideramos como novas práticas de legitimação de uma práxis da cidadania rumo à consolidação de um contra-poder social com potencial de alargamento do setor democrático-popular. Pretendemos discutir a Educação Popular como uma correlação de forças no interior dos espaços públicos, sobretudo ao propor um ethos próprio à prática educativa. Esperamos contribuir nos debates correntes sobre o legado freiriano e a Educação Popular, instigando a reflexão ao redor das ações concretas dos múltiplos movimentos presentes na sociedade civil organizada da América Latina. Outro fim consiste em demonstrar a atualidade do presente debate, no (re)significado assumido pela Educação Popular na construção de canais de participação popular na América Latina.