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Item La producción de conocimiento en la transformación social: tecnologia y diálogo(Instituto Paulo Freire - Espanha/ V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2006-09) Chu, Clara; Hernández-Carrión, José RodolfoEn este trabajo vamos a retomar a Freire incidiendo en la produccción de conocimiento para la transformación social. Aunque se diga que en la era de la información las tecnologías de la información y las comunicaciones (TICs) podrían democratizar nuestras sociedades, en la producción de conocimiento todavía se tiende a buscar/acudir a los expertos, y sigue siendo dominada por los que controlan las vías de distribución. Desde Freire aplicamos el concepto de “diálogo” a nuestro modelo de la producción de conocimiento por el diálogo dentro de un marco conceptual de “comunidades de aprendizaje por el diálogo” que permite la transformación social por la participación abierta y no jerárquica en la cual tanto estudiantes, docentes y comunidad pueden participar de manera cualificada/determinada y en ausencia de autoridad (antítesis de la educación bancaria). Presentamos adicionalmente ejemplos en el ciberespacio que ponen en práctica nuestro modelo.Item A conectividade como categoria antropológica de Paulo Freire(2004) Mafra, Jason FerreiraTrata-se de um estudo sobre a "conectividade" como categoria essencial da vida e da obra de Paulo Freire. Por esse trabalho, propõe-se equacionar duas questões: a) como esse conceito se constituiu na categoria antropológica mais fundante da história desse educador; b) de que forma, a partir dela, emergiam a epistemologia e o ideário ético-filosófico freirianos. Muitos trabalhos são dedicados a Freire, destacando ora uma categoria de conhecimento, ora um recorte humanístico-existencial. Porém, não há nenhu estudo que dê conta de uma explicação integradora da vida e da obra de Freire, incorporando os diversos matizes de sua existência teórico-prática. Explicar essa integração e conectividade de que dela emana é o objetivo geral desse estudo. Em linhas gerais, essa ideia nos remete a uma condição permanente de atenção (conectividade) de Freire sobre a realidade em que o ser humano está mergulhado. Para ele, a condição conectiva, em termos antropológicos, significa uma atitude perene com a construção das representações do mundo em três grandes aspectos: o epistemológico, o axiológico e o ontológico. Em se tratando do campo e da complexidade do seu conhecimento, Freire é, muitas vezes, mencionado como pensador eclético, heterodoxo etc. ua produção, estimada em mais de 50 obras, incluindo as co-autorias, resulta de uma composição de variados campos do saber e das contribuições de muitos autores. Sem o sectarismo de filiar-se a esta ou aquela corrente, mas mantendo uma perene radicalidade crítica em seu pensamento, Freire percorre inúmeras áreas da epistemologia das ciências sociais para construir sua teoria do conhecimento. Não desvinculando teoria educacional de prática educacional, faz de suas idéias ações políticas comprometidas com um fim político claro, transformar as situações de opressão em situações de libertação. Essa postura frente a ciência (teoria) e a vida (prática), introduziu, no campo da educação, uma nova maneira de produzir saberes e de educar, aglutinando uma significativa comunidade de educadores no mundo, em torno do que poderíamos chamar de paradigma freiriano.Item Diálogo Intertranscultural(Instituto Paulo Freire - Portugal./ IV Encontro Internacional Fórum Paulo Freire, 2004) Padilha, Paulo RobertoEste artigo discute a importância do diálogo intertranscultural para a construção de uma educação cidadã emancipatória. Para tanto, aprofunda a reflexão sobre o significado de currículo intertranscultural e sua relação com a educação intercultural. Sugere, ainda, a superação da histórica dicotomia entre monoculturalismo e multiculturalismo e mostra a necessidade do aprofundamento do debate sobre a mesma. Por outro lado, mostra que os contextos culturais geram, por suas vez, meta-contextos, que são resultado dos enfrentamentos, dos conflitos e das aproximações pessoais, interpessoais e grupais. Resgata a proposta freiriana dos "círculos de cultura" enquanto recriação comunicativa e espaço privilegiado para o enfrentamento dos desafios e dos paradoxos surgidos no processo educacional dialógico e mostra que o currículo intertranscultural se constitui justamente no reconhecimento dos valores coincidentes, das diferenças, das particularidades e das universidades existentes nas diferentes culturas.