Produção de terceiros

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/3636

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 120
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Método Paulo Freire - Princípios e Práticas de uma Concepção Popular de Educação
    (Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação, 1999) Feitosa, Sonia Couto Souza
    Esta dissertação objetiva explicitar a contribuição de Paulo Freire à Educação de Jovens e Adultos através da análise dos princípios do chamado “Método Paulo Freire” e de suas práticas no contexto de uma concepção popular de educação. Depois de apresentar as principais características do método são enfocados alguns dos pressupostos do pensamento de Paulo Freire a partir das influências recebidas por ele ao longo de sua trajetória. Analisando a repercussão do Método e a influência de Paulo Freire no processo de alfabetização no Brasil, são apresentadas diferentes concepções pedagógicas contemporâneas com o objetivo de relacionar o pensamento de Freire ao de outros educadores deste século. Paulo Freire contribuiu para a criação de uma pedagogia que privilegia o desenvolvimento da consciência crítica e estabelece uma nova relação entre professor-aluno colocando as bases de uma pedagogia crítica e libertadora, tratando o analfabetismo como problema social, que só será resolvido com um profundo processo de mobilização social. A presente dissertação analisa a experiência de Paulo Freire na Prefeitura Municipal de São Paulo (1989-1991) como Secretário da Educação onde ele ampliou os cursos de Educação de Jovens e Adultos, principalmente com a criação do MOVA-SP. O Método Paulo Freire tem um caráter essencialmente humanista, em oposição às práticas domesticadoras. Muito mais que uma seqüência de passos metodológicos, ele deu consistência a uma nova concepção de educação, a educação popular, na prática e na história das idéias pedagógicas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gramsci, Freire e a unidade teoria e prática: o papel dos(as) intelectuais na formação da consciência de classe do(as) trabalhadores(as)
    (2008) Oliveira, Thiago Chagas
    O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão em torno do papel que os(as) intelectuais assumem na formação da consciência de classe dos(as) trabalhadores(as). Para tanto, elegemos como referência teórica os trabalhos de Antonio Gramsci e Paulo Freire. O interesse pelo tema surgiu a partir da leitura das principais obras dos dois autores. Após incursão inicial sobre seus escritos, percebemos a importância com que alguns temas despontam em suas propostas, em especial o papel que os(as) intelectuais assumem na formação da consciência de classe dos(as) trabalhadores(as). O artigo sustenta a tese de que a conjunção de suas idéias trazem contribuições fecundas para re-pensar a problemática da formação da consciência de classe dos(as) trabalhadores(as) hoje. Apresenta, por isso, uma re-leitura marxista (gramsciana) de Paulo Freire, sobretudo de sua Pedagogia do Oprimido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma visão de mundo a partir da disciplina - Princípios éticos freireanos
    (2008) Gomes, Thaís Freitas Pereira Araújo; Coimbra, Camila Lima
    Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as atividades realizadas em sala de aula durante a disciplina Princípios Éticos Freireanos no curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP da Universidade Federal de Uberlândia – UFU no município de Ituiutaba – MG. Essa disciplina está localizada no terceiro período do curso de Graduação em Pedagogia que teve seu Projeto Acadêmico elaborado pela equipe de professores, perseguindo princípios freireanos. O relato fundamenta-se na concepção de práxis educativa na visão de dois aprendentes: educanda e educadora.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Eu me conto, mas não me basto: relato de uma experiência freireana
    (2008) Ribeiro, Tadeu Renato Botton
    O presente artigo é uma tentativa de reflexão sobre uma experiência concreta, o projeto Retalhos do Bairro, do Núcleo Insólita Sucataria, do qual os autores fazem ou fizeram parte. Com foco na arte-educação, o Núcleo trabalhou em praça pública, criando e participando de oficinas de diversas linguagens, tendo seu público de contato, em sua maioria, formado por crianças.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Método Paulo Freire, interfaces e atualidade
    (2016-11-10) Feitosa, Sonia Couto Souza
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização e conscientização: Paulo Freire, 50 anos de Angicos
    (Instituto Paulo Freire - IPF, 2014) Gadotti, Moacir
    "Há 50 anos ocorria, em Angicos (RN), uma experiência educacional que notabilizou, nacional e internacionalmente, o educador Paulo Freire e sua proposta pedagógica. O projeto-político deste grande educador brasileiro foi fundamentalmente um repensar da própria educação, em geral, e da educação pública, em particular, como uma contribuição para a constituição da democracia e da cidadania.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    'Em nome da educação'
    (SESC, 2015-11) Revista e; SESC
    Trata-se de um artigo produzido pela Revista E do SESC, no qual aborda Paulo Freire enquanto "criador de conceitos inovadores na teoria e prática educacional, Paulo Freire via a educação como ato político."(pg. 5)
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Anais do II seminário Paulo Freire - Educação como prática da liberdade
    (Secretaria Municipal de Macaíba, 2015-07) Barcellos, Adriana; Mangabeira, Hailton
    Diante da grandiosidade do legado de Paulo Freire, o governo brasileiro através da Lei no 12.612, do dia 13 de abril de 2012, declara Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação e, especialmente, ao Rio Grande do Norte, o governo do estado através do decreto No 23.323, de 27 de março de 2013 instituiu o ano de 2013 como Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Macaíba reinterando as ações nacionais e estaduais, reforça e fortalece pelo segundo ano consecutivo, a realização do Seminário Paulo Freire, com o objetivo de atualizar o fazer docente através da prática, reflexão e trocas de experiências entre a comunidade de educadores da região, estado e país.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação cidadã a distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire
    (Universidade de São Paulo - USP, 2015-03-06) Carvalho, Jaciara de Sá; Gadotti, Moacir
    "Esta tese foi motivada por desconfianças quanto à possibilidade de uma Educação emancipadora ser atendida pela modalidade a distância. O trabalho situa a problemática na perspectiva de Educação que orienta o ensino-aprendizagem e não na modalidade em si. E discute condições e desafios para uma Educação emancipadora a distância tendo como recorte a formação para a cidadania, uma das finalidades da Educação de acordo com a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996)." p.6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O dever de casa: uma prática na contramão da educação emancipadora
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Cunha, Roseane; Orrú, Sílvia Ester; Nascimento, Ana Bárbara da Silva; Sá, Ana Luiza de França; Silva, Virgínia
    A presente proposta de trabalho inclui-se na modalidade de reflexão teórica no Eixo Temático 1: A educação que emancipa frente às injustiças, desigualdades e vulnerabilidades. A intenção é refletir sobre o instrumento pedagógico denominado dever de casa considerando que, no âmbito escolar, o seu uso é tão consensual que pouco se discute sobre sua recorrência diária e que tipo de aprendizagem produz. Propomos perguntar em que cenário surgiu, que concepções filosóficas o gestaram e para a construção de que tipo de indivíduo seu uso contribui e ainda, o impacto que a ingerência escolar produz no cenário familiar dos educandos. Neste contexto nos apropriamos dos pressupostos teóricos do educador Paulo Freire para fundamentar as análises realizadas sobre o perfil da maioria das organizações escolares instituída que referendam práticas educativas que legitimam treino, no lugar da reflexão, visando somente a memorização e a repetição mecânica dos conteúdos acadêmicos, apartando assim, desde o início da escolarização o educando das possibilidade de produção de aprendizagens dialogadas, que encoraje sua curiosidade e contribua para sua emancipação.