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Item Un message pour la libération(1970-04-01) Donabin, MiguelEstas são notas tiradas e ordenadas por Miguel Donabin em uma conferência ministrada por Paulo Freire em Cuernavaca (México), no Centro de Documentação Intercultural (CIDOC), no início de 1970.Item As implicações do pensamento freireano para a sustentabilidade(2008) Becker, Alexandre; Ponchirolli, Osmar; Sermann, Lucia I. C.Entendendo que no contexto atual, local e global se interpenetram e se intensificam os contatos em escala mundial, e pensando, então, no desenvolvimento sustentável e na construção da cidadania para o mundo, resgata-se o pensamento de Paulo Freire como instrumento de libertação do senso comum. Para tanto, uma releitura do pensamento freireano com vistas a uma nova leitura de mundo, sustentada por uma educação que resgate a centralidade do processo educacional, voltado para o futuro, para uma educação que promova a construção de uma cidadania planetária de alteridade cósmica sustentável, constitui o objetivo desta reflexão. Utilizou-se do estudo exploratório como procedimento de pesquisa para analisar o ideário freireano para nortear a compreensão do modelo de globalização econômica predominante. Os achados da análise revelam nas obras de Freire a possibilidade de vislumbrar uma educação que promova a autonomia, a consciência crítica capaz de protagonizar mudanças necessárias a um mundo sustentável.Item Culture et résistence au Chili(IDAC, 1977-10) Dorfman, ArielFolheto que trata da educação como instrumento de libertação, desenvolvimento e transformação social.Item Au Point Chaud - Le coopérant dans le débat sur le développement(IDAC, [1976]) Miguel, David Reed; Oliveira, Rosisca Darcy de; Ceccon, ClaudiusFolheto que trata da educação como instrumento de libertação, desenvolvimento e transformação social.Item The dialogics of negation: Gender and subjectivity(New York for Social Research, 1991-12) Essoglou, Tracy Ann; Chackravarty, Sumita; Shaw, Angel; Reed, Hazen; Chackravarty, SumitaOur contention, therefore, is that there is a gap between the realm of consciousness and the spokenness of dialogue, a gap that we explore through the notion of gendered subjectivity. The question we ask is not, (or not only), how women as social beings inhabit the dialogic mode, nor is our purpose here simply to reaffirm the specificity of women's silencing, of which enough documentation exists. Rather, we use the subjectivity of women as the space in which the relationship of subaltern consciousness to dialogue may be explored. Our concern in this paper is with the status of what might be called vestigial consciousness, that which is epistemologically and philosophically inadmissible and yet informs subjectivity as the residue of experience. We argue that the dualities of subject/object, speech/silence, humanity/dehumanization, even extension/communication cannot take full account of the social life-process, including the educational process, and that what needs to be articulated is the recognition of negation in speech, dehumanization in humanity, extension in communication. ln other words, within the parameters of the dialogic mode, we need ways to draw attention to what is dialogue's shadow self: ambiguity, self-doubt, negation and bitterness. Where, we ask, do models of social change put the "mess," the debris of failed understanding, of communication gone awry? Can the notion of anti-dialogue sufficiently account for the complexity of the unspoken?Item A práxis educativa de Paulo Freire(1977) Torres, Carlos AlbertoItem La praxis educativa de Paulo Freire(1977) Torres, Carlos AlbertoItem Una pedagogia para el adulto(1993-03) Sánchez, S.