Produção de terceiros

URI permanente desta comunidadehttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/3636

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de educação popular na Universidade Federal de Viçosa
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Mari, Cezar Luiz de; Coelho, Edgar Pereir; Santos, Geraldo M. Alves dos; Santos, Marcelo Loures dos; Cunha, Ana Luiza Salgado; Barbosa, Willer Araújo
    Este trabalho é uma proposição de mesa temática para o IX Encontro do Fórum Internacional de Paulo Freire, em Turim Itália. Tratará sobretudo, de apresentar para as diversas delegações presentes no Fórum as experiências e práticas populares desenvolvidas nos campos do ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais. Serão apresentadas atividades dos últimos cinco anos, dentre elas a graduação em Educação do Campo, iniciada em 2014, com 120 novos estudantes na sua primeira turma, o ambiente Teia, os Terreiros Culturais, as diversas Trocas de Saberes e o Observatório dos Movimentos Sociais da Zona da Mata, Mineira. Participam desses trabalhos docentes parceiros e o próprio Departamento de educação, estudantes de inúmeros cursos da UFV, e grupos e Comunidades da Zona da Mata Mineira. O objetivo desta mesa é não somente apresentar mas permitir o conhecimento e a troca de saberes com os demais participantes do Fórum mostrando as ações teórico-práticas que vimos desenvolvendo coletivamente na Universidade Federal de Viçosa – UFV.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências coletivas populares: práticas sociais nascidas nas periferias
    (IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014-09) Mari, Cezar Luiz de; Grade, Marlene
    Em destaque neste escrito um relato de experiências buscando refletir sobre três práticas educativas organizadas pelo Centro de Educação Popular – CEDEP, sediado na cidade de Florianópolis – SC, ocorridas ao longo das décadas de 1990 e 2000. As práticas reúnem três projetos pensados, planejados e executados para e junto com as populações das periferias da cidade, articulando demandas e perspectivas dos movimentos sociais e comunitários. As ações são conduzidas pelo método de educação popular, tendo como objetivo o protagonismo das populações periféricas. Os resultados hoje contabilizam mais de 800 jovens de periferias em universidades públicas (Pré-vestibular da Cidadania); em torno de 400 egressos do magistério a partir de um currículo que dialoga com as questões populares (Magistério Popular); mais de 300 crianças acompanhadas no horário oposto ao da escola baseada em atividades de trocas culturais nacionais e internacionais (Oficinas do Saber).