Artigos
URI permanente para esta coleçãohttps://acervo.paulofreire.org/handle/7891/3631
Navegar
25 resultados
Resultados da Pesquisa
Item L' éducation: domestication ou libération?([s. n,], 1972-01-01) Freire, PauloL' éducation domestication ou libérationItem The Political Literacy Process: an introduction([ s. n.], 1970-10-01) Freire, PauloThe Political Literacy Process: an introductionItem Education for critical consciousness by Paulo Freire([ s. n.], 1900-01-01) Freire, PauloEducation for critical consciousness by Paulo FreireItem To know and to be: a dialogue with Paulo Freire(Indian Journal of youth Affairs, 1979) Freire, Paulo"Paulo Freire esteve em Nova Deli como convidado do Vishwa Yuvak Kendra de 8 a 13 de Fevereiro de 1979. Durante a sua estadia, encontrou-se com vários grupos e indivíduos envolvidos em programas de educação de adultos em diferentes capacidades. Durante estes diferentes encontros, que foram principalmente dedicados a uma discussão de programas de conscientização numa sociedade tradicional como a Índia, o Prof. Freire expressou a sua opinião sobre algumas das questões. O Jornal Indiano de Assuntos da Juventude tem o prazer de reproduzir a transcrição de algumas das suas intervenções em resposta às questões levantadas pelos participantes.Item Literacy and the possible dream(Prospects, 1976) Freire, Paulo"Há uma crença mais ou menos generalizada e ingênua no poder da educação institucionalizada na transformação da realidade. Alguns dos meus críticos pensam que eu partilho desta suposição. Não é a educação sistemática que de alguma forma molda a sociedade, mas, pelo contrário, a sociedade, molda a educação em relação às necessidades e interesses daqueles que controlam o poder nesta sociedade..."Item L'alphabétisation et le <>(Perspectives, 1976) Freire, Paulo"Há uma crença ingénua, mais ou menos generalizada, no poder da educação institucionalizada como alavanca para a transformação da realidade, uma crença ingénua que alguns dos meus críticos afirmam que eu partilho.."Item L'Education en vue de la liberation(Sommaire: Mensuel, 1975-07) Freire, Paulo"Geneve (SOEPI) - É fácil de compreender que, para um homem que está habituado a falar em vez de escrever e que tem formação para ensinar filosofia na universidade, é difícil limitar-se a algumas reflexões sobre um tema tão abrangente. Peço, portanto, ao leitor que considere este artigo como uma entrevista e que me perdoe se repito aqui o que já disse noutro lugar. Vou tentar clarificar e desenvolver o argumento que apresentei anteriormente, não de uma forma sistemática mas respondendo às questões levantadas pelo próprio sujeito e tratando-as pela ordem em que me vêm à cabeça. Vou começar com uma observação negativa. Não acredito que os sistemas de educação institucional possam ser utilizados como alavanca de libertação. A ligação entre educação e política não deve ser negligenciada. Seria não só irrealista, mas também perigoso tentar quebrá-lo. Seria não só irrealista, mas também perigoso tentar quebrá-lo. Desvinculá-lo do poder que o estabelece, desprendê-lo da realidade que o alimenta, é reduzir a ideação ao reino das ideias e valores abstractos, e reduzi-lo ao reino do e valores abstractos e, por outro lado, condená-lo a ser o repositório de comportamentos fixos. Não é a educação que, de certa forma, molda a sociedade, mas a sociedade que, tendo sido formada e orientada de certa forma, institui um sistema educativo de acordo com os valores que a orientam. Isto não é necessariamente um processo mecânico; as pessoas crescem de formas diferentes e nem todas as sociedades são iguais. Mas uma sociedade que molda o seu sistema educativo de acordo com os desejos dos que estão no poder encontra na educação um meio de preservar esse poder. O poder que cria um sistema educativo à sua própria imagem nunca permitirá que a educação seja utilizada contra ele. Por conseguinte, nunca poderá haver uma transformação radical do sistema educativo até que a própria sociedade se transforme."Item Education for liberation(One World, 1975-07) Freire, Paulo"As questões de educação estão em grande destaque na agenda das igrejas devido ao seu compromisso com as estruturas educacionais. Serão retomadas numa secção da Assembleia de Nairobi que trata da educação para a libertação e a comunidade. Aqui Paulo Freire, o educador brasileiro que tem trabalhado corajosamente no seu próprio país para promover o que tem sido chamado "a conscientização dos oprimidos", faz uma declaração de fé que revela a natureza basicamente política da educação para a libertação."Item Are adult literacy programmes neutral?(International Symposium for Literacy, Symposium International pour L'Alphabetisation and Simposio Internacional de Alfabetizaction, 1975-09-03) Freire, Paulo"Há muitos anos que lido com diferentes aspectos da educação como um todo, em artigos, entrevistas, e livros, e tenho-me preocupado em particular com programas de alfabetização para adultos e educação de adultos. No entanto, sempre que me pedem para dar a minha opinião sobre estas questões, reajo invariavelmente com a curiosidade e a ansiedade de um investigador. Os meus muitos anos de experiência neste domínio não têm sido suficientes para "burocratizar". a minha inquisitividade. Abordo uma questão, tomo posição, e, em última análise, enfrento-a como um problema real, ou seja, como um desafio para o qual é necessária uma solução. Literatura, quando me deparo novamente com as mesmas questões, e as reexamino, também inspeciono e reexamino a forma como as percebi no passado e, acima de tudo, as aplicações práticas a que as possa ter posto. por prática própria e de outras, que submeterei atualmente a uma análise crítica, é tal que as questões são sempre vistas como problemas concretos."Item Education, liberation and the church(Study Encounter, 1973) Freire, Paulo"O pensamento de Paulo Freire, um educador brasileiro que se tornou conhecido pela primeira vez pelo seu novo e surpreendente conceito de formação em alfabetização, está a ser amplamente discutido em todo o mundo. Desde 1969, consultor especial do Gabinete de Educação do CMI, ele aqui vira a sua atenção para as oportunidades e perigos peculiares das igrejas na educação. O artigo, originalmente escrito em português como introdução substancial a um volume de análises da educação em diferentes países da América Latina, foi traduzido por William Bloom com a ajuda de Esther Meyer, Helen Mackintosh e Helen Franco."
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »