Socuglia, Afonso Celso2016-10-072019-12-112016-10-072019-12-112004SCOCUGLIA, Afonso CelsoFPF_PTPF_01_0640https://acervo.paulofreire.org/handle/7891/3936Apresentado nos Painéis Dialógicos - Painel I - Conscientização na Transição, no IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade do Porto em Portugal, durante os dias 19 e 22 de setembro de 2004.Este trabalho pretende examinar os conceitos de "conscientização" na transição pós-moderna do pensamento de Paulo Freire. Tais conceitos delineiam aquilo que melhor representa a complexidade (no sentido de Morin) e a heterogeneidade do pensamento freireano. Não existe um conceito único de conscientização em Freire. Existem conceitos expostos ao longo da sua obra: consciência da realidade nacional; estágios da consciência e consciência de classe. Podemos dizer ainda que a consciência multi/intercultural, como "consciência das múltiplas subjetividades", constitui uma última versão conceitual do combate de Freire pela "história como possibilidade do novo". A própria convivência de vários conceitos de conscientização que se entrelaçam e, ao mesmo tempo, existem em si mesmos, atesta a modernidade, mas, também, as tendências pós-modernas críticas presentes na obra de Freire. E, ao acompanhar a "conscientização" de Freire entre o mal-estar da modernidade e os influxos da pós-modernidade, focalizamos o movimento permanente de reconstrução paradigmática de um pensamento aberto, incompleto por definição e por princípio, que rechaça qualquer dogmatismo e combate os determinismos (inclusive dos marxismos incorporados) que, ao declinarem a opção epistemológica pelo ou (excludente) e apostar no e (conectivo), fazem do gerúndio (movimento) o tempo da linguagem da sua práxis político-educativa.PDFptEsta obra foi doada ao Instituto Paulo Freire e disponibilizada para acesso público sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença 4.0 (CC BY-SA 4.0)Paulo Freire e a 'conscientização' na transição pós-moderna