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Item Da educação sanitária à educação em saúde: O caminho para a escola promotora de saúde(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Guimarães, Cláudia Cristina Pacifico Assis; Velardi, MaríliaEste presente ensaio busca apresentar o caminho percorrido desde a Educação Sanitária até as concepções teorias da Educação em Saúde pautadas no Ideário da Promoção da Saúde. Vislumbra sobre o significado da Educação Participativa para o Ideário da Promoção da Saúde e sobre a relação entre a Escola Promotora de Saúde e a Escola Cidadão. Por fim, para discutir essa relação se fez necessário refletir sobre o empowerment e sua interferência na escola e na saúde. Procura-se com este estudo estimular a prática reflexiva sobre a saúde, não apenas por meio das tradicionais estratégias de informação. Informar, apenas, não é educar. Segundo Paulo Freire a educação deve estimular as pessoas por meio do diálogo a agirem criticamente fazendo uso das informações para transformar efetivamente a realidade em seu próprio benefício como sujeitos de seu aprendizado e como criador de soluções para os problemas e críticos para analisar o contexto político, econômico e social que os determinam.Item A dialética do processo de avaliação: Uma análise histórico-crítica(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Vianna, Ilca Oliveira de Almeida; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Assumpção, Raiane Patrícia SeverinoEste artigo pretende refletir a concepção dialética de avaliação e destacar aspectos significativos do processo da avaliação emancipatória vividos pela Faculdade de Mauá – FAMA (SP). Os elementos estruturantes dessa avaliação são: diagnóstico da situação, a intervenção, o diálogo e o processo de formação. Busca-se com essa reflexão apontar perspectivas para a superação da avaliação classificatória e punitiva que ainda permeia parte da educação brasileira.Item Diretrizes para a educação na ótica da segurança alimentar e nutricional(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Costa, Christiane AraujoDiante do quadro de grandes transformações das duas últimas décadas e suas repercussões nos padrões de produção e consumo de alimentos, fortalece-se no Brasil a temática da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), fazendo referência às questões alimentares que dizem respeito ao conjunto da população, e não apenas aos segmentos mais vulneráveis, ao incluir, ao mesmo tempo, a dimensão nutricional, a disponibilidade (food security) e a segurança (food safety) dos alimentos: “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis” (II Conferência de SAN, Olinda/PE, 2004). Tem sido possível verificar uma crescente incorporação da noção de Segurança Alimentar e Nutricional pela área da Saúde, devido à sua interface com a temática da Saúde Pública, em documentos que mencionam explicitamente o tema da alimentação e nutrição. Dado que a construção da institucionalidade desta temática no país, por meio da aprovação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN – 11.346/06) instituindo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é resultado da interação entre Estado e Sociedade, a identificação dos significados da incorporação da noção de Segurança Alimentar e Nutricional nos documentos do governo requer, como contraponto, outra reflexão sobre os sentidos da apropriação deste enfoque por parte de entidades e movimentos sociais relacionados à temática. Os marcos históricos, relacionados à construção de uma agenda de segurança alimentar e nutricional no Brasil, nas duas últimas décadas, demonstram o vigor da participação social, não só no controle e monitoramento das ações do governo como na elaboração de propostas e execução de projetos e iniciativas locais /regionais. A fim de aprofundar esta reflexão, o presente artigo analisa os diferentes significados da incorporação do enfoque de segurança alimentar e nutricional por parte dos movimentos e organizações da sociedade civil participante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Nacional na gestão 2004/2007 nas seguintes direções: a) favorecimento da interação entre campos temáticos das esferas da produção e do consumo; b) impulso à visão do alimento e da alimentação como um direito humano; c) objetivo ético do desenvolvimento e conseqüente construção de entornos físicos e sociais saudáveis; d) aquisição de perspectiva intra e intersetorial e e) processo educativo dialógico e emancipatório. Considerando-se que a criação de programas educativos combinada com a implantação do SISAN para a execução de políticas públicas constitui um dos grandes desafios para o país na atualidade, os significados identificados permitem-nos apontar a relevância de se elaborar uma proposta pedagógica que contenha diretrizes para a abordagem de segurança alimentar e nutricional em programas educativos, promovendo a aquisição de uma aprendizagem mais cidadã da alimentação e que favoreça não só o direito de comer como também o direito de se informar e de se educar, numa perspectiva de empoderamento, condição essencial para a realização de escolhas positivas, saudáveis e conscientes.Item Educação comunitária,o bairro escola e a relação orgânica com a comunidade(2008) Sampaio, José AméricoAs práticas da Educação Comunitária e Bairro-escola promovem um espaço para que possamos refletir sobre uma nova forma de relação que está se estruturando entre o primeiro, segundo, terceiro setores e um “novo” ator político: a sociedade civil. É uma relação ecológica, que proporciona conexões orgânicas entre os setores com objetivos educativos. A educação comunitária e o bairro escola funcionam como o elemento de ligação, como catalisador para uma sociedade mais saudável, justa, solidária, empoderada e aprimorando simultaneamente comunidade e a educação, com o objetivo de integrar escola e a comunidade, compondo uma vivência única de aprendizado - praças, museus, ateliês, lojas, livrarias, oficinas, estúdios, becos, cafés se transformado em salas de aulas informais sintonizadas com os currículos escolares.Item A educação nas prisões(2008) Marcondes, Martha A. Santana; Marcondes, PedroItem Educação para uma cultura de paz no sertão pernambucano: desafios, caminhos e ações.(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Araújo, Maria José; Magalhães, João Batista dos Santos; Santos, Luana Aparecida dosO presente relato de experiência trata da construção da Cultura de Paz através da mobilização da sociedade civil e da escola no sertão pernambucano. O projeto surge em 2000 para fortalecer a mentalidade e a prática de relações mais humanizadas, caracterizada principalmente pela interação dignidade humana (eu), família, sociedade e visão cosmo-planetária. É um projeto que foi sendo amadurecido e construído a partir de episódios de violência contra a vida. À época de sua criação, observou-se que ainda era acentuada a cultura do “olho por olho e dente por dente”, associada à idéia de permanência da “valentia” dos cangaceiros. Sob a coordenação da Diocese de Floresta-PE, é um projeto que vem sendo realizada por escolas públicas e privadas localizadas em onze municípios da região sub-média do rio São Francisco. Entre desafios, observa-se a necessidade de maior envolvimento e adesão dos professores: observa-se que muitos, embora oprimidos pela histórica violência presente nas relações humanas da região, ainda mantém uma prática pedagógica que expressa a presença de um opressor introjetado. Diante dessa constatação, entre outros elementos, o Projeto buscou despertar a compreensão sobre a inteireza do ser, por meio da promoção de uma formação continuada dos professores. Além disso, escolheu-se como caminho de continuidade a formação de rede da Cultura de Paz, formada por pessoas e organizações comprometidas e presentes nos municípios envolvidos, além da realização de intercâmbio entre educadores da Cultura de Paz do Brasil e da Itália. Diante dos desafios e caminhos assumidos na construção de uma Educação para uma Cultura de Paz, desencadearam-se ações como realização de fóruns periódicos e elaboração de cartilhas que desenvolvessem a temática nas salas de aula.Item Educação, inclusão e movimentos sociais. Um estudo sobre a realidade sócio-cultural dos alunos indígenas no curso de pedagogia da PUC SP(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Monteiro, Arlete AssumpçãoO movimento migratório que se processou da Aldeia Pankararu, interior de Pernambuco, Brasil, para a cidade de São Paulo e seus arredores, teve início na década de 1970. Origem do estudo: presença de alunos indígenas no Curso de Pedagogia da PUCSP, a partir do ano de 2.000. A pesquisa analisa a luta dos migrantes indígenas para estudar na grande cidade e preservar seus costumes, ritos e danças. Metodologia de pesquisa utilizada: entrevistas formais e informais, gravadas e não gravadas, observações e fotografias. A pesquisa possibilitou o registro da história dos Pankararu em São Paulo e no Grande ABC Paulista, possibilitou também o desenvolvimento da participação de alunos na organização de movimentos sociais.Item Educación para el poder y el querer en la sociedad planetaria(2008) Manzano, VicenteSe han generado algunas teorías en torno a la igualdad, la libertad y otros tópicos de justicia. Hoy, la más importante teoría sobre justicia es llamada “igualdad de oportunidades”. Según esta perspectiva, la sociedad debe crear oportunidades para todos. En la práctica, observamos un gran número de páginas insoportables de la historia reciente que provienen de la igualdad de oportunidades. El principal concepto de la teoría de justicia debe ser el poder. Y la principal aspiración, la igualdad de poder. El poder es la combinación apropiada de oportunidades y capacidades. Para conseguir este objetivo debemos poner la principal carga en la educación. En este trabajo se presentan el concepto “igualdad de poder” y las contribuciones de Paulo Freire y Edgar Morin en la definición de la educación como instrumento para la igualdad de poder. Para finalizar, mostramos algunas técnicas en torno a estos tópicos: descubrir la opresión, analizar el discurso y usar el poder.Item Efetivando e concretizando direitos - Cesa (Centros Educacionais de Santo André)(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Giro, Emilce R. Gomes; Santos, Cassia A. ManchiniOs CESAs (Centros Educacionais de Santo André) são espaços públicos constituídos por Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Creches e Centros Comunitários, tendo em sua gestão a articulação da educação formal, não-formal e informal. Localizam-se em dez bairros da cidade, numa perspectiva de desenvolver uma Política de Educação Inclusiva e Integrada tendo como didática de atuação a transversalidade. A questão da diversidade social, econômica e cultural agregada a outras, identidades de gênero, raça e sexual fez com que o projeto observasse a necessidade de romper com guetos e permitir um novo olhar e, por conseqüência, a apropriação da comunidade de forma mais qualificada sobre o espaço público. Constituem-se objetivos do projeto: ressignificar os espaços públicos numa perspectiva de Cidade Educadora; promover espaços de referência e convivência para a comunidade, enquanto política pública afirmativa; fortalecer os canais de participação da comunidade.Item As implicações do pensamento freireano para a sustentabilidade(2008) Becker, Alexandre; Ponchirolli, Osmar; Sermann, Lucia I. C.Entendendo que no contexto atual, local e global se interpenetram e se intensificam os contatos em escala mundial, e pensando, então, no desenvolvimento sustentável e na construção da cidadania para o mundo, resgata-se o pensamento de Paulo Freire como instrumento de libertação do senso comum. Para tanto, uma releitura do pensamento freireano com vistas a uma nova leitura de mundo, sustentada por uma educação que resgate a centralidade do processo educacional, voltado para o futuro, para uma educação que promova a construção de uma cidadania planetária de alteridade cósmica sustentável, constitui o objetivo desta reflexão. Utilizou-se do estudo exploratório como procedimento de pesquisa para analisar o ideário freireano para nortear a compreensão do modelo de globalização econômica predominante. Os achados da análise revelam nas obras de Freire a possibilidade de vislumbrar uma educação que promova a autonomia, a consciência crítica capaz de protagonizar mudanças necessárias a um mundo sustentável.Item Inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire(VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011-11-08) Turci, Paulo Cesar; Costa, Maria da Piedade Resende daO objetivo do presente estudo foi investigar se a inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire pode ser considerada como um conceito de uma real inclusão, uma referência, sobre o tema. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir da produção literária do referido autor, dissertações, teses e artigos científicos, a ele relacionado. Leis, decretos, entre outros que abordam as políticas públicas para a inclusão escolar. Os resultados evidenciaram que a inclusão ainda não se materializou como a promessa de uma escola para todos, deixando de exercer o seu potencial para o efetivo exercício da cidadania. As conclusões do estudo indicam que a inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire deve ser considerada como um conceito de uma real inclusão. Traz em sua práxis libertadora a gênese da inclusão, traduzindo-se em uma autêntica pedagogia da inclusão, expressando toda diversidade e a pluralidade étnica e cultural que compõem os seres humanos.Item Paulo Freire: utopia, educação e emancipação(VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008-09) Peroza, Juliano; Schiffer, Mônica BrunnerEm Freire, a perspectiva utópica permite a compreensão da história enquanto movimento, dialética, eterno devir, possibilitando ao educando a descoberta de um novo mundo, desvendando a realidade mitificada pela retórica de um mercado globalizado e avassalador. A Utopia (considerada também como sinônimo de esperança), pode ser entendida, dentre as várias categorias encontradas no pensamento de Paulo Freire que possibilitam a viabilização de uma práxis libertadora, como algo que está sempre correlacionado às várias dimensões do ser humano. Entendemos que a mesma torna-se insubstituível para sustentar uma condição antropológica que não esteja submetida aos determinismos do neoliberalismo que se impõe mundialmente em diversas áreas, conseqüentemente também no campo educacional. Os determinismos e os sectarismos implícitos nas práticas pedagógicas que visam somente a preparação e adaptação dos educandos a prática laboral e, às demandas de um mercado de trabalho injusto e excludente dentro das dinâmicas competitivas e da concorrência, limitam as perspectivas de existência destes ao âmbito econômico e impedem o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. Os sonhos e esperanças daqueles que buscam na educação uma forma de emancipação são rechaçados por uma ideologia determinista, condicionada pelo sistema neoliberal. Repensar a educação a partir da Utopia implica numa atitude de re-significar a práxis educativa na tentativa de compreender o ser humano em seu contexto existencial – cultural, social, político e econômico - para indicar as possibilidades de emancipação deste numa prática que ultrapasse a condição histórica determinista.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação superior(Revista Lusófona de Educação, 2013) Santos, Eduardo; Tavares, ManuelCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São P aulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São P aulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a E ducação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável(Revista Pedagógica, 2009-07) Battestin, Cláudia; Ghiggi, GomercindoSão muitos os argumentos e possibilidades de entrelaçar a Ética com a Educação, tentativa esta que já repercutiu em diversas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, com acentuada centralidade da técnica e das novas demandas do mercado. A Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Dessa forma, argumentaremos a respeito da importância da abordagem da Ética universal e não reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos para destacar a importância da educação com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias. É o que pretendemos mostrar neste texto.Item A visão de educação a partir de olhares tecidos sobre o Nordeste: pensando o legado freireano(2008) Araújo, Patrícia Cristina de AragãoEste artigo discute como Paulo Freire construiu sua visão de educação a partir de sua observação da realidade social e cultural nordestina. Este educador, em sua pedagogia dialógica, pensou uma prática educacional cujas propostas estavam ancoradas nos preceitos de emancipação e conscientização dos sujeitos sociais. Deste modo, nossa proposta é mostra como, a partir da interpretação do lugar e do cotidiano nordestino seu legado educativo propiciou mudanças no contexto social e educacional brasileiro de modo a propor para o ensino-aprendizagem uma abordagem significativa no sentido de pensar um outro modo de educar.