Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. dois homens, inquientante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária

Data
2019-02-14
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”
Resumo
Sob o título Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. dois homens, inquientante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária analiso aproximações na escrita dos autores, apontando em que medida a de Bartolomeu Campos de Queirós é importante para a professora leitora e o professor leitor que refletem sobre suas ações diárias, e o quanto Paulo Freire insere poesia em seus textos, de modo que seja visível que ambos concorrem para uma prática educativa mais relevante a partir de suas produções teórico-literárias. Utilizo o método qualitativo-interpretativo, através do qual, depois de relatadas minhas experiências em espaços educativos, como leitora e promotora de leituras, e demonstrados recortes da escrita de ambos, procuro, através da memória do vivido, confirmar a hipótese de que suas literaturas, aprimorando as experiências leitoras dos docentes, contribuem para melhorar suas práxis em salas de aula, tornando-as assim mais prenhes de significados.
Descrição
Palavras-chave
Prática Educativa, Formação de Professores, Práxis
Citação
FERREIRA, Hellenice de Souza. Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. dois homens, inquientante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária. 2019. Dissertação (Mestrado em em Humanidades, Culturas e Artes) - Faculdade de Educação, Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”, Duque de Caxias, 2019.
Coleções