O papel da produção do conhecimento na transformação social: aspectos históricos e as propostas educacionais do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no Brasil contemporâneo - Um compromisso político com a transformação social.

Data
2006-09
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Paulo Freire - Espanha/ V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Resumo
O objetivo central do presente trabalho é buscar lançar um olhar crítico sobre um dos principais organismos políticos criados pelos trabalhadores rurais brasileiros, no caso o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - aqui estudado no desenvolvimento dos seus princípios educacionais, perspectivas culturais, trabalho de formação e conscientização política -, e que teve entre os seus marcos históricos a luta contra a ditadura militar e a democratização do Estado em nosso país. De fato, o MST vem ocupando um lugar de destaque, colocando-se como um dos legítimos interlocutores dos setores populares no processo de disputa da hegemonia política em curso na sociedade brasileira. Reconhecer isto, se mostra relevante, principalmente se levarmos em consideração os aspectos e os princípios educativos dos movimentos sociais. Sobre estes, inclusive, a professora Maria da Glória Gohn, faz a seguinte reflexão: “A educação ocupa lugar central na acepção coletiva da cidadania. Isto porque ele se constrói no processo de luta que é, em si próprio, um movimento educativo” (GOHN, 1994, p. 16). Assim, estamos preocupados em estudar, numa dimensão histórica e política, o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na disputa da hegemonia e construção de uma contra-hegemonia cultural quanto à criação de condições objetivas para a formação de um bloco histórico, que assuma às responsabilidades pelas transformações estruturais em nosso país. Mais precisamente estamos dispostos em buscar reunir subsídios que permitam aos interessados melhor compreender e refletirsobre as relações entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e as fecundas aspirações que nutrem pela educação.
Descrição
Apresentado no V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade de Valência, Espanha, durante os dias 12 e 15 de setembro de 2006. O tema principal neste encontro para a realização dos textos e artigos ficou centrado em: “Sendas de Freire: opresiones, resistencias y emancipaciones em um nuevo paradigma de vida".
Palavras-chave
Citação
BAUER, Carlos
Coleções