Acervo Paulo Freire. Show full item record

 
  • Testimony

    Show full item record

    Title: Educação popular: Ideário do Prof. Paulo Freire

    Date issued: 11/1983

    Series: 16;

    Abstract: Editorial da SEDOC sobre Educação popular, acompanhada de depoimentos de Paulo Freire sobre temáticas variadas.

    Spatial Coverage: Petrópolis

    Citation: Serviço de Documentação do Instituto Teológico Franciscano

    ISSN: FPF_PTPF_09_0011

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Educação Popular
    Igreja (Instituição) Profética
    Educação Popular
    Método Paulo Freire
    Igreja

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3458

    Type: Depoimento

  • A migração do software proprietário para o software livre como processo pedagógico

    Autor(a): Alencar, Anderson Fernandes de

    Ano: (05/12/2014)

    Scientific article

    Show full item record

    Author: Alencar, Anderson Fernandes de

    Contributor: Gadotti, Moacir

    Title: A migração do software proprietário para o software livre como processo pedagógico

    Version: Cadernos de Pesquisa;

    Date issued: 05/12/2014

    Series: v. 21;n. 2

    Abstract: Este trabalho apresenta reflexões, aprendizagens e conclusões advindas da pesquisa realizada em nível de mestrado, na linha de filosofia e educação, cujo objetivo foi refletir acerca de uma proposta de migração do software proprietário para o software livre à luz de elementos teórico-práticos do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e de Paulo Freire. O artigo inicia-se pela exposição dos objetivos, a metodologia e as fontes de informações utilizadas na pesquisa, seguindo pela apresentação das contribuições dos autores citados ao estado da arte das reflexões acerca da tecnologia, e a partir delas, expõe-se a gênese do movimento do software livre e as potencialidades de seu uso. A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacional da cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizada por meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que a migração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogia coerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando à emancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.

    Spatial Coverage: São Luís

    Identifier: FPF_PTPF_01_0413

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Pedagogia
    Método Paulo Freire
    Softwares
    Pedagogia

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3457

    Type: Artigo científico

  • Democratizando o Acesso à Vida e Obra de Paulo Freire: a experiência do Projeto Paulo Freire Memória e Presença

    Autor(a): Alencar, Anderson Fernandes de; Neto, José Moraes

    Ano: (Universidade Federal do Maranhão, 2014)

    Scientific article

    Show full item record

    Author: Alencar, Anderson Fernandes de;

    Author: Neto, José Moraes

    Title: Democratizando o Acesso à Vida e Obra de Paulo Freire: a experiência do Projeto Paulo Freire Memória e Presença

    Publisher: Universidade Federal do Maranhão

    Date issued: 2014

    Series: v. 21;2

    Abstract: Este artigo apresenta fragmentos da experiência e das contribuições do projeto "Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro” para ações envolvendo bibliotecas e arquivos, no que tange ao uso de softwares livres. Discorre sobre a metodologia do trabalho, em como enumera os softwares utilizados nas atividades de digitalização, tratamento de textos, fotos, áudios e vídeos, além de apresentar as novas funcionalidades e customizações da plataforma de código aberto utilizada para disponibilizar ao público todo o acervo. Por fim, apresenta alguns dos desafios encontrados e aponta as perspectivas para o futuro.

    Citation: Cadernos de Pesquisa

    Identifier: FPF_PTPF_01_0414

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Método Paulo Freire
    Biblioteca Digital
    Arquivo Histórico
    Método Paulo Freire

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3456

    Type: Artigo científico

  • Círculo de cultura: origem histórica e perspectivas epistemológicas

    Autor(a): Marinho, Andrea Rodrigues Barbosa

    Ano: (Universidade de São Paulo, 28/11/2014)

    Dissertation

    Show full item record

    Author: Marinho, Andrea Rodrigues Barbosa

    Title: Círculo de cultura: origem histórica e perspectivas epistemológicas

    Publisher: Universidade de São Paulo

    Date issued: 28/11/2014

    Abstract: Esta dissertação tem como objeto principal os Círculos de Cultura iniciados por Paulo Freire na década de 60. Círculos de Cultura, ações realizadas no Brasil (déc 60) e na África (déc 70) mostram conceitos, categorias, elementos e desenvolvimentos importantes como contributos à história da educação. Os principais conceitos de Paulo Freire como cultura, currículo, ensino, pesquisa, educação e transformação e transdisciplinaridade são trazidos a campo para alinharmos as bases de compreensão para nosso objeto de estudo. A contemporaneidade do processo educativo e as atuais ações acerca dos Círculos são analisadas como re-leitura do trabalho freiriano. Os desafios e perspectivas acerca dos Círculos são estudados tendo a teoria habermasiana, mais precisamente a teoria da ação comunicativa como pano de fundo. Bakhtin e Álvaro Vieira Pinto corroboram nesses estudos fundamentando as possibilidades do diálogo como essência ética e fundante das ações circulares, além de contribuir com a visão tecnológica de tal processo. Os princípios axiológicos como comunhão, busca, iniciativa, conviviabilidade, comprometimento, colaboração, co-responsabilidade e solidariedade são valores que estruturam duas essências do projeto educativo: a dialogicidade e a reciprocidade. Embora feita à busca empírica em diversos usos dos Círculos de Cultura atualmente, nosso trabalho tem caráter predominantemente teórico. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas em obras freirianas e documentos diversos como jornais, e-mails, entrevistas, vídeos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso entre outros que se tornaram oportunos. O presente estudo apontou como resultado reflexões a cerca dos usos dos Círculos de Cultura como contributo à educação contemporânea. Fazer a re-leitura do pensamento freiriano alinhavado às teorias habermasianas e bakhtinianas nos mostrou novas possibilidades no processo axiológico de nosso objeto e, principalmente, na formação de professores por meio da filosofia da linguagem.

    Spatial Coverage: São Paulo

    Citation: Universidade de São Paulo

    Identifier: FPF_PTPF_07_0075

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Diálogo / Dialogicidade
    Epistemologia
    Filosofia da educação
    Filosofia da linguagem
    Epistemologia
    Axiologia

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3455

    Type: Dissertação

  • A vida e obra do educador Paulo Freire na rede: software livre, memória e acesso

    Autor(a): Alencar, Anderson Fernandes de; Campos, Fernanda Soares de; Feitosa, Sônia Couto Souza

    Ano: (IV Seminário Internacional de Práticas Educativas (SECAMPO), 12/11/2014)

    Scientific article

    Show full item record

    Author: Alencar, Anderson Fernandes de;

    Author: Campos, Fernanda Soares de;

    Author: Feitosa, Sônia Couto Souza

    Title: A vida e obra do educador Paulo Freire na rede: software livre, memória e acesso

    Publisher: IV Seminário Internacional de Práticas Educativas (SECAMPO)

    Date issued: 12/11/2014

    Abstract: Este artigo apresenta algumas ações do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualiza-se o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, na sequência, são apresentados o Instituto Paulo Freire e o Centro de Referência Paulo Freire, bem como os objetivos do projeto e suas principais realizações. Dando continuidade, são detalhadas três ações que explicitam as iniciativas diretas de disponibilização na internet da obra do educador: implementação de um repositório digital, que disponibiliza o seu arquivo físico, a base de dados para acesso ao catálogo de livros da sua biblioteca e a disponibilização de seus livros para portadores de deficiência visual. O repositório digital foi a ferramenta em software livre (DSpace) escolhida para a disponibilização do arquivo do educador, oferecendo acesso irrestrito ao montante, até 2013, de textos – 97.082 páginas tratadas e 57.860 disponibilizadas, fotos – 3 mil, vídeos – 1.429 vídeos, entre versões para DVD, em baixa e média resoluções, em versão para celular e legendadas, e 537 disponibilizados e áudios – 839 áudios gerados e disponibilizados. O catálogo da biblioteca também foi disponibilizado usando-se de um software livre (Abcd), tornando público a listagem de todos os livros existentes na biblioteca pré-golpe e pós-golpe do educador. A última ação apresentada trata da locução de 11 livros do educador, e 3 livros discutindo suas ideias, no intuito de atender a deficientes visuais. As locuções podem ser acessadas na íntegra via repositório digital. Por fim, são apresentados três desafios deixados pelo projeto: a sustentabilidade, o aprofundamento da qualidade das informações disponibilizadas e o levantamento documental com pessoas e instituições.

    Spatial Coverage: Mamanguape - Paraíba

    ISBN: 9788523709051

    Identifier: FPF_PTPF_01_0412

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Unported (CC BY-NC-ND 4.0)

    Subject:
    Paulo Freire
    Software Livre
    Memória
    Projeto "Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro"

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3454

    Type: Artigo científico

  • Educação com qualidade social - A experiência dos CEUs de São Paulo

    Padilha, Paulo Roberto; Silva, Roberto da

    Ano: (Instituto Paulo Freire, 2004)

    Book

    Show full item record

    Contributor: Padilha, Paulo Roberto;

    Contributor: Silva, Roberto da

    Title: Educação com qualidade social - A experiência dos CEUs de São Paulo

    Publisher: Instituto Paulo Freire

    Date issued: 2004

    Abstract: Neste trabalho o leitor encontrará a visão de diferentes sujeitos que participaram da construção do Projeto CEU, além de informações relacionadas às concepções de gestão que foram discutidas naquele processo e que foram determinantes na definição do Regimento Padrão do CEU, publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo, em 01.12.2004. Consideramos que este livro permitirá aos seus leitores conhecer melhor e ampliar as suas reflexões acerca dos Centros Educacionais Unificados, que concretizam o sonho de uma educação inclusiva, cidadã e com qualidade social.

    Spatial Coverage: São Paulo

    Identifier: FPF_PTPF_12_090

    Sponsorship: Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal de São Paulo

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Administração da Educação
    Gestão Democrática
    Educação Pública
    Centros Educacionais Unificados (CEUs)
    Educação::Produtividade e Avaliação Escolar::Produtividade Escolar::Qualidade do Ensino
    São Paulo

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3453

    Type: Livro

  • Paulo Freire, educar para transformar

    Autor(a): Brandão, Carlos Rodrigues

    Ano: (Mercado Cultural, 2005)

    Book

    Show full item record

    Author: Brandão, Carlos Rodrigues

    Title: Paulo Freire, educar para transformar

    Publisher: Mercado Cultural

    Date issued: 2005

    Abstract: Paulo Freire é um pensador e educador brasileiro. Ele viveu a sua vida, aqui no Brasil e em outros países do mundo, entre o começo dos anos 20 e o quase final dos anos 90 do século XX. Entre nós, poucas pessoas marcaram tanto as idéias e os ideais desses anos todos quanto esse homem que dedicou a sua vida e o seu trabalho à formação de crianças, de jovens e de adultos por meio da educação.

    Spatial Coverage: São Paulo

    Identifier: FPF_PTPF_12_089

    Sponsorship: Petrobras, Fundação Banco do Brasil

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: PDF

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Educação
    Paulo Freire - Obras
    Educação

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3452

    Type: Livro

  • The dialogics of negation: Gender and subjectivity

    Autor(a): Essoglou, Tracy Ann

    Ano: (New York for Social Research, 12/1991)

    Scientific article

    Show full item record

    Assessor: Unknown author

    Author: Essoglou, Tracy Ann

    Contributor: Shaw, Angel;

    Contributor: Reed, Hazen;

    Contributor: Chackravarty, Sumita

    Title: The dialogics of negation: Gender and subjectivity

    Publisher: New York for Social Research

    Date issued: 12/1991

    Abstract: Our contention, therefore, is that there is a gap between the realm of consciousness and the spokenness of dialogue, a gap that we explore through the notion of gendered subjectivity. The question we ask is not, (or not only), how women as social beings inhabit the dialogic mode, nor is our purpose here simply to reaffirm the specificity of women's silencing, of which enough documentation exists. Rather, we use the subjectivity of women as the space in which the relationship of subaltern consciousness to dialogue may be explored. Our concern in this paper is with the status of what might be called vestigial consciousness, that which is epistemologically and philosophically inadmissible and yet informs subjectivity as the residue of experience. We argue that the dualities of subject/object, speech/silence, humanity/dehumanization, even extension/communication cannot take full account of the social life-process, including the educational process, and that what needs to be articulated is the recognition of negation in speech, dehumanization in humanity, extension in communication. ln other words, within the parameters of the dialogic mode, we need ways to draw attention to what is dialogue's shadow self: ambiguity, self-doubt, negation and bitterness. Where, we ask, do models of social change put the "mess," the debris of failed understanding, of communication gone awry? Can the notion of anti-dialogue sufficiently account for the complexity of the unspoken?

    Spatial Coverage: Nova York

    Citation: Paulo Freire Symposium

    Identifier: FPF_PTPF_01_0411

    Sponsorship: New School for Social Research

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: PDF

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Subjetividade / Objetividade
    Consciência
    Relações de Gênero
    Diálogo / Dialogicidade

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3451

    Type: Artigo científico

  • Paulo Freire: una biobibliografía

    Autor(a): Gadotti, Moacir; Torres, Carlos Alberto

    Ano: (Siglo XXI Editores, 2001)

    Book

    Show full item record

    Author: Gadotti, Moacir;

    Author: Torres, Carlos Alberto

    Contributor: Freire, Ana Maria Araújo;

    Contributor: Antunes, Angela;

    Contributor: Gutiérrez, Francisco;

    Contributor: Gerhardt, Heinz-Peter;

    Contributor: Romão, José Eustáquio;

    Contributor: Padilha, Paulo Roberto

    Title: Paulo Freire: una biobibliografía

    Publisher: Siglo XXI Editores

    Date issued: 2001

    Series: Produção de Terceiros sobre Paulo Freire;Livros

    Abstract: Este livro apresenta a vida e obra de Paulo Freire.

    Spatial Coverage: México

    Identifier: FPF_PTPF_12_088

    Sponsorship: Siglo XXI Editores

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: PDF

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Paulo Freire - Método de Ensino

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3450

    Type: Livro

  • 40 Horas na Memória: resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN

    Autor(a): Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Ano: (Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), 2013)

    Video

    Show full item record

    Author: Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Title: 40 Horas na Memória: resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN

    Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

    Date issued: 2013

    Series: Produção de Terceiros sobre Paulo Freire;Vídeos

    Description: 40 Horas na Memória é a primeira peça audiovisual produzida pela Universidade para o acervo do Memorial Paulo Freire, construído nas dependências da Ufersa Angicos. Além dos ex-alunos do educador, o filme conta ainda com a apresentação do poeta cordelista Hailton Mangabeira e do músico Carlos Zens, que assinando a trilha sonora. Ficha técnica: Duração: 30 minutos; Direção: Passos Júnior; Roteiro: Renata Jaguaribe; Direção de fotografia: Eduardo Mendonça; Edição: Diego Farias; Produção e concepção visual: Amanda Freitas; Assistentes de produção: Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro; Curadoria: Higo Lima.

    Abstract: No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.O documentário tem como protagonistas os 19 ex-alunos dessa experiência. Hoje, todos eles são idosos com idade acima dos 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o curta é ambientado nas residências de cada um dos participantes, como forma de resgatar a memória por meio da oralidade.

    Spatial Coverage: Rio Grande do Norte

    Citation: http://assecom.ufersa.edu.br/40-horas-na-memoria/

    Identifier: FPF_PTPF_18_0149

    Size: 33:47

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: MP4 e OGV

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Educação libertadora
    Paulo Freire - Método de Ensino
    Métodos de ensino

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3449

    Type: Vídeo

  • Comics

    Show full item record

    Author: Ceccon, Claudius

    Title: Nô Pintcha: suplemento especial em homenagem ao 1º Encontro de Educadores

    Date issued: 02/1978

    Series: Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Subgrupo Guiné-Bissau (África).

    Abstract: Em 1975, Paulo Freire recebeu o convite para liderar uma Campanha Nacional de Alfabetização na Guiné Bissau, nos moldes da que foi realizada no Brasil nos anos sessenta e interrompida pelo golpe militar de 1964. Paulo Freire e os demais integrantes da equipe do IDAC (Instituto de Ação Cultural fundado por Freire na Suíça) e o Conselho Mundial de Igrejas, começaram o trabalho de remodelação do sistema educacional da Guiné-Bissau. O trabalho de assessoria no país buscou transformar em algo novo o sistema de ensino excludente que os colonizadores haviam instalado. Esta experiência, que durou cinco anos – de 1976 a 1980, teve o objetivo de redefinir as estruturas do sistema educacional, em conjunto com o comissário de Educação da Guiné-Bissau, Mário Cabral, fiel às orientações do Governo. Neste sentido, negociações foram feitas para permitir que Paulo Freire e a equipe do Idac pudessem ir à Guiné para conhecer a situação local, o que era indispensável para poder responder ao convite. Após muitas discussões, surgiu a ideia de apresentar a proposta num diaporama, uma série de slides. E, em 1978, esta história em quadrinhos foi divulgada em um suplemento especial em homenagem ao 1º Encontro de Educadores (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

    Spatial Coverage: Guiné-Bissau

    Identifier: FPF_APP_04_001

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: PDF

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Paulo Freire - Método de Ensino
    Guiné-Bissau
    Métodos de Aprendizagem
    Contexto Histórico e Educação

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3448

    Type: História em quadrinhos

  • As contribuições de Paulo Freire para a educação popular no contexto da globalização

    Autor(a): HOFFMAN, Jéssica Fernanda de Andrade; ROCHA, Douglas Diego Palmeira; RODRIGUES, Paula Margherita Maria de Oliveira

    Ano: (2014)

    Scientific article

    Show full item record

    Author: HOFFMAN, Jéssica Fernanda de Andrade;

    Author: ROCHA, Douglas Diego Palmeira;

    Author: RODRIGUES, Paula Margherita Maria de Oliveira

    Title: As contribuições de Paulo Freire para a educação popular no contexto da globalização

    Date issued: 2014

    Abstract: Paulo Freire continua sendo um referencial para a educação mundial, mesmo em face das atuais transformações, de modo que o estudo de sua visão sobre a educação permiti-nos um olhar crítico para esta realidade imediatista e fragmentada. Assim, após vasta pesquisa bibliográfica, resgatar-se-á os passos históricos de Freire, bem como uma lista de suas obras que abordam a temática discutida no presente artigo, uma síntese de seu pensamento referente à Educação Popular e uma análise de seus contributos para esta prática educativa,de modo a comprovar que seu pensamento torna-se atual na medida em que permite-nos questionar e contradizer a ideologia neoliberal, na qual a educação está a serviço dos interesses da classe dominante e da elite empresarial. Esta Educação Popular de ótica freireana faz-se de maneira contra-hegemônica, através da dialogicidade e conscientização,assumindo sua práxis progressista e política, promovendo uma pedagogia que seja de fato popular, em vista de libertar o oprimido e ajudá-lo a entender-se como sujeito histórico,capaz de transformar sua realidade e impedir-se de ser domesticado por um sistema social e econômico excludente.

    Spatial Coverage: São Paulo

    ISSN: FPF_PTPF_01_0429

    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-format-mimetype: PDF

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Neoliberalismo
    Paulo Freire - Método de Ensino
    Paulo Freire
    Educação Popular
    Globalização
    Neoliberalismo

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3447

    Type: Artigo científico

  • Show full item record

    Author: Desconhecido

    Title: Pensamentos de Paulo Freire: Glossário

    Series: Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Grupo Bibliografia

    Identifier: FPF_PTPF_04_021

    Rights: A disponibilização desta obra foi autorizada pelos filhos de Paulo Freire, ao Instituto Paulo Freire, sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3446

  • A luta continua: terceiro caderno de Cultura Popular - Nosso povo, nossa terra: trabalho, produção e cultura

    Autor(a): Ministério da Educação e Desportos de São Tomé e Príncipe

    Ano: (1978)

    custom.Caderno

    Show full item record

    Author: Ministério da Educação e Desportos de São Tomé e Príncipe

    Title: A luta continua: terceiro caderno de Cultura Popular - Nosso povo, nossa terra: trabalho, produção e cultura

    Date issued: 1978

    Series: Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Subgrupo São Tomé e Príncipe (África)

    Spatial Coverage: São Tomé e Príncipe

    Identifier: FPF_APP_05_003

    Rights: A disponibilização desta obra foi autorizada pelos filhos de Paulo Freire, sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

    File Type: Documento

    Subject:
    Freire, Paulo

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3444

    Type: Caderno

    Type: Livro didático

  • VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Círculo de Cultura do dia 18

    Autor(a): Agnaldo, Rocha

    Ano: (Instituto Paulo Freire, 18/09/2008)

    Photography

    Show full item record

    Author: Agnaldo, Rocha

    Title: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Círculo de Cultura do dia 18

    Publisher: Instituto Paulo Freire

    Date issued: 18/09/2008

    Abstract: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire - Globalização Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. Círculo de Cultura realizado no Fórum Paulo Freire.

    Spatial Coverage: São Paulo

    Identifier: FPF_ICO_01_3559-3696

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3443

    Type: Fotografia

  • Slides da experiência de formação em Brasília

    Autor(a): Ministério da Educação e Cultura

    Ano: (1962)

    Illustration

    Show full item record

    Author: Ministério da Educação e Cultura

    Title: Slides da experiência de formação em Brasília

    Date issued: 1962

    Abstract: "A experiência de Brasília teve uma especial importância devido a duas características principais: a primeira, por se dar na capital política e administrativa do país; a segunda, porque Brasília, segundo seus idealizadores, deveria ser ‘elemento catalisador da economia regional, fulcro do desenvolvimento nacional e centro de irradiação político- social’, pensamento este que refletia a euforia desenvolvimentista da época de sua construção. BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998, p 96-99." (Fonte: http://forumeja.org.br)

    Spatial Coverage: Brasília (Distrito Federal)

    Identifier: FPF_ICO_04_0070-0171

    Rights: Domínio público

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3442

    Type: Ilustração

  • O Método Paulo Freire e as contribuições político-pedagógicas para a educação brasileira

    Autor(a): Desmarias, Margareth Neves

    Ano: (Institutos de Ensinos Superiores La Salle, 2011)

    Monograph

    Show full item record

    Author: Desmarias, Margareth Neves

    Title: O Método Paulo Freire e as contribuições político-pedagógicas para a educação brasileira

    Publisher: Institutos de Ensinos Superiores La Salle

    Date issued: 2011

    Series: Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Monografias

    Spatial Coverage: Niterói

    Citation: DESMARIAS, Margareth Neves. O Método Paulo Freire e as contribuições político-pedagógicas para a educação brasileira. Niterói: Institutos de Ensinos Superiores La Salle, 2011.

    Identifier: FPF_PTPF_21_008

    Rights: A disponibilização desta obra foi autorizada pelos filhos de Paulo Freire, sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

    Subject:
    Educação Brasileira
    Método Paulo Freire

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3441

    Type: Monografia

  • Slides para alfabetização com Método Paulo Freire do projeto-piloto do PNA em Santa Catarina

    Autor(a): União Catarinense de Estudantes; Ação Popular

    Ano: (1964)

    Illustration

    Show full item record

    Author: União Catarinense de Estudantes;

    Author: Ação Popular

    Title: Slides para alfabetização com Método Paulo Freire do projeto-piloto do PNA em Santa Catarina

    Date issued: 1964

    Series: Assessorias em Programas, Projetos e Campanhas e Movimentos Nacionais de Educação;Subgrupo Programa Nacional de Alfabetização

    Abstract: Trata-se das lâminas que são as bases dos slides de um trabalho de alfabetização de adultos com o método Paulo Freire. No contexto do Plano Nacional de Alfabetização desenvolvido por Paulo Freire, um dos projetos-piloto foi sediado por Florianópolis, em Santa Catarina. Esse material foi doado por Rosamaria da Silva Beck, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que participou da formação com o educador na época.

    Identifier: FPF_APP_01_005-036

    Rights: Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

    Subject:
    Programa Nacional de Alebatização
    Alfabetização de Adultos
    Método Paulo Freire
    Santa Catarina

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3440

    Type: Ilustração

  • Photography

    Show full item record

    Author: Moura, Aluizio F. de

    Title: Passagem: Educação de Adultos, com a presença de Paulo Freire e a Prefeita Luiza Erundina

    Date issued: 10/1989

    Abstract: Fonte: "Fotos cedidas pelo Memorial da Educação Municipal da cidade de São Paulo". Site: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/memorial/Default.aspx

    Rights: (c)Copyright - Memorial da Educação Municipal da cidade de São Paulo

    Subject:
    Secretaria Municipal de Educação
    Erundina, Luiza

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3439

    Type: Fotografia

  • Paulo Freire: diversas

    Autor(a): Desconhecido

    Photography

    Show full item record

    Author: Desconhecido

    Title: Paulo Freire: diversas

    Abstract: Fonte: "Fotos cedidas pelo Memorial da Educação Municipal da cidade de São Paulo". Site: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/memorial/Default.aspx

    Rights: (c)Copyright - Memorial da Educação Municipal da cidade de São Paulo

    Subject:
    Secretaria Municipal de Educação

    URI: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3438

    Type: Fotografia

The Corisco Platform, developed by Brasiliana USP, integrates DSpace with: faceted search via Solr, Djatoka image server, and IIPimage and BookReader content viewers.